quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Aranha Migalomorfa em São Paulo

Olá, César! Encontrei mais um espécime dessa migalomorfa, mesmo local, mesmas circunstâncias, afogada, é interessante que nunca vi uma viva, mas desta vez consegui fotos um pouco melhores das fiandeiras, infelizmente só estava com meu celular, cuja câmera é terrível, e o horário não ajudou (final da tarde, o flash também não teve nenhum efeito). Acho que se trata de uma fêmea, correto? O disjuntor da foto tem 10 cm de comprimento.
João de Vinhedo, São Paulo.
Nesses grupos é mais difícil determinar, eu acho que o abdome está um pouco inchado, penso que seja um macho. A publicação mais relevante para sua classificação creio que no momento seja Oca et al. (2021), só tenho o resumo, mas como diz que todos os nemesiídeos sul-americanos foram transferidos para Pycnothelidae e agora oficialmente "Hermachura is a junior synonym of Stenoterommata" os meus melhores palpites são esses, um macho de Stenoterommata (Pycnothelidae), mas é só um palpite mesmo.

Atualização Mar/2022 - Rafael Prezzi Indicatti: Um macho de Rachias sp. (provavelmente R. piracicabensis), comum em Vinhedo). Família Pycnothelidae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário