terça-feira, 21 de junho de 2022

Piolho-de-Livros em São Paulo

Olá César, sou do interior do estado de São Paulo. Já tem um bom tempo que vejo esses bichinhos em casa, mas não é todo dia que os encontro. Costumo encontrá-los em meio a pastas com documentos (a mesa que estão esses papéis é velha e de madeira), e também na pia do banheiro (a moldura do espelho do banheiro também é velha e de madeira). Antigamente os via andando nos furinhos de uma parede no banheiro onde faltava um azulejo, próximo ao botão de descarga, porém já foi tampado. Teve um tempo também, que eu tirava o celular do bolso e via um ou outro andando pelo celular.
Com relação as características, são muito pequenos e quase transparentes, bem difíceis de se ver a olho nú. São um pouco rápidos e sabem saltar, é fácil de perdê-los de vista.
As fotos eu tirei com uma lente macro acoplada no celular e ainda estão com zoom aumentado.
Sempre suspeito ser algum tipo de ácaro, mas se puder me auxiliar a identificá-los e como posso estar combatendo, seria de grande ajuda.
Segue as imagens em anexo:
Bruno Ribeiro.
Bruno, ácaros são aracnídeos, temos uma postagem hoje; este bicho aqui é um inseto, um psocóptero, um corrodêncio, um bicho-de-mofo, um piolho-de-livros do gênero Liposcelis (Psocodea: Troctomorpha: Liposcelididae). Em casa, eles podem infestar produtos ricos em amido, motivo pelo qual também é comum vivendo da cola usada em livros e papelão. Outra razão pela qual podem ser comuns em casa é por que podem viver de fungos, por isso o combate à umidade e bolor pode ser necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário