quinta-feira, 2 de junho de 2022

Abelhas Indígenas sem Ferrão da Bahia

Olá César, tudo bem? Gostaria de confirmar algumas hipóteses de algumas abelhas.

1- Moça Branca (Frieseomelitta doederleini) ou Marmelada Amarela (Frieseomelitta Varia). As fotos não estavam muito boas, ela está parecendo uma jataí mas ela é um pouco maior. Tenho certeza que ela é do gênero Frieseomelitta.
2- Jataí da Terra (Paratrigona subnuda) ou (Paratrigona lineata) é praticamente certeza que é Jataí da Terra só não sei qual das duas espécies de Jataí da Terra que é.
3-Moça Preta; Marmelada Preta (Frieseomelitta silvestrii) ou (Frieseomelitta languida). A mesma situação da Jataí da Terra não sei qual das duas espécies de Marmeladas/Moça Preta que é. As fotos não estavam muito boas, peguei essa foto de uma que estava em uma planta. Poções - Bahia
Weslen Pereira.
Weslen, em Meliponina (Apidae: Apinae: Apini), eu sempre tento dar palpites, isso você já tem bons, não creio que eu possa acrescentar muita coisa. Algo bastante válida para identificá-las é analisando o aspecto do ninho.

A primeira, analisando as fichas de abelha.org, pela corbícula, olhos e tórax eu diria F. varia (1, 2).

Para a segunda, não encontrei nada que ajude a diferenciar e vejo que muitos consideram subnuda uma subespécie de lineata. WebBee só tem a primeira, abelha.org só a segunda, o Guia de identificação de abelhas sem ferrão da Bahia parece tratar todas as Paratrigona como uma só, ajudando a reconhecer o gênero.

F. languida também já foi considerada subespécie de silvestrii, estas se alguém não puder determinar pela região, creio que só um especialista com o bicho sob lupa ou microscópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário