terça-feira, 24 de maio de 2022

Psocópteros Tirsoforíneos em Minas Gerais

Imagino q esses, ou um desses, seja Dictyopsocus pennicornis.. Reparei q além do tamanho diferente (o primeiro é maior), eles possuem diferenças nas cores, por exemplo a cabeça do primeiro é amarela e a do segundo é preta... Será espécies diferentes, ou sexos diferentes?
Pedro S de Raposos, Minas Gerais.
Desconsiderando comparações de detalhes de coloração, que me fazem ver diferenças em casa exemplar que encontro imagens, vou me basear no que conta em Silva-Neto, Mendes & Aldrete (2017), quando diz:
A tribo inclui 15 gêneros, sendo um deles o monotípico Dictyopsocus Enderlein, representado por Dictyopsocus pennicornis (Burmeister), facilmente identificado pela presença de pequenas veias ramificadas na região central da asa anterior. Dictyopsocus foi criado por Enderlein (1901) para incluir a espécie então conhecida como Thyrsophorus pennicornis Burmeister (Burmeister 1839).

Por esta informação, eu acredito que D. pennicornis (Psocodea: Psocomorpha: Psocetae: Psocidae: Thyrsophorinae) é o indivíduo mais escuro, o primeiro deve ser Poecilopsocus sp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário