sexta-feira, 22 de abril de 2022

Borboletas do Ceará

Boa noite, seu Cesar, agradeço as identificações. Passei por Tianguá, Ceará e vi essas belas borboletas e mariposas...
Mariahelena Ferreira da Costa.
Separei aqui as borboletas, são muitas espécies de uma só vez. Aqui temos a última Lycaenidae, todas as outras Nymphalidae.

A primeira, muito bonita, é uma Pierella sp. (Satyrinae: Haeterini), são doze espécies no Brasil, mas deve ser P. hyalinus, o problema fica quanto à subespécie, pelos espécimes em Butterflies Of America, me parece mais com a colombiana P. h. schmidti.

A segunda, Mechanitis lysimnia (Danainae: Ithomini), a subespécie acho que é M. l. nesaea.

Duas na mesma foto, a que está mais encoberta, me lembra uma Episcada (Danainae: Ithomiini: Dircennina), só estou achando a célula discal meio estranha. A companheira é o que me parece ser Ortilia ithra (Nymphalidae: Nymphalinae: Melitaeini) com mancha a mais como já citei anteriormente.

A última não estou seguro, meu palpite é Tmolus echion (Theclinae: Eumaeini).

Mariahelena: Boa noite, seu Cesar, achei por bem por essas três fotos, onde é possível ver as três borboletas o mais completamente ...creio que facilita identificá-las...
Cesar: Bem melhor. Mantenho M. lysimnia, vale o que eu disse sobre o exemplar pernambucano do Igor, ela tem pintinhas a mais no primeiro par de asas. Depois, penso em E. striposis mas, se for, de modo semelhante, ela tem manchinhas marginais a mais no segundo par de asas. A seguinte já tinha uma boa vista, mantenho O. ithra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário