sábado, 30 de abril de 2022

Abelha Manduri na Bahia

Olá Cesar, tudo bem? Em algumas poças de água e quando o sol estava muito quente tinham várias abelhas que ficavam voando perto dessas poças de água (elas também estavam em lagos maiores) elas pousavam na água ou até mesmo no barro que fica às margens da poças de água, pelo que observei elas não coletavam o barro simplesmente ficavam voando e algumas vezes pousavam, algumas dessas abelhas (na maioria das vezes de 15 a 20 abelhas só uma que tinha cera nas pernas) tinham ceras nas pernas o que mostra que ela tinha polinizado alguma flor.
Essa abelha me despertou a curiosidade, perguntei para algumas pessoas e elas falaram que não é abelha que era outro inseto (mas a aparência é idêntica ao de uma abelha) como elas eram muito rápidas e quando elas pousavam elas logo em seguida voavam, decidi capturar ela mesmo com muita dificuldade e coloquei em uma garrafa pet, para tentar identificar qual espécie que era. A garrafa pet vazia estava um pouco molhada, por isso quando eu tirei ela não conseguia voar por causa das asas molhadas, em algumas fotos você pode perceber que tem um rastro de água no meu braço que é devido ela ficar andando e com isso ela acabava se secando. A cor original dela é um marrom/cinza, quando ela estava molhada ela ficava mais escuras por isso em algumas fotos ela é preta e em outras ela é meio marrom. O abdome é preto das listras amarelas e os seus olhos são verdes. Depois que ela estava totalmente seca eu deixei ela ir embora. Desculpe a qualidade das imagens meu celular não estava focando direito. Você sabe qual espécie é essa abelha?
Poções - Bahia

P.S: Eu tentei procurar na internet qual espécie que é essa abelha mas não consegui achar, o que eu consegui achar mais próximo foi nesse link :
Nela fala que é uma Manduri Preta (Melipona Obscurior), mas não sei se é a mesma porque a que eu vi tinha mais pelos marrons, e no site fala manduri preta e como ela era mais marrom do que preta não faria sentido se chamar manduri preta. (No site tem uma galeria de imagens que mostra mais fotos da Melipona Obscurior). Outro site que procurei foi esse: e nele mostra algumas espécies de manduri e uma delas era semelhante a que eu vi.
Weslen Pereira.
Chega a ser estranho alguém dizer que não se trata de uma abelha. Não consigo acrescentar muito, mas acho que tem grandes chances de ser Melipona (Eomelipona) marginata (Apidae: Apinae: Apini: Meliponina). Elas coletam tanto barro como água para a confecção do ninho, e parece que elas são especializadas, as operárias que coletam barro não coletam néctar para não contaminar o alimento, veja esta ficha de abelha.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário