segunda-feira, 21 de março de 2022

Vespa Caçadora de Aranhas no Mato Grosso do Sul

Caro Cesar, a última não seria uma Tachypompilus ferrugineus? Estava numa planta fazendo um rastreamento minucioso acredito que caçando aranhas. O tamanho seria quase idêntico à Zeta,pouca coisa menor.
Maria F. Agostinho.
Lembra uma Tachypompilus (Pompilidae: Pompilinae: Pompilini), não sei se P. ferrugineus. Já o tamanho eu ia dizer que era um problema, por que elas são grandes (aqui se estimou 3 cm), a Zeta da Esalq tem metade, 1, 5 cm. Mas em Featured Creatures temos:
É fácil identificar as vespas-aranha do gênero Tachypompilus pelo seu grande tamanho, variando de 11 a 25 mm de comprimento, asas azuis iridescentes e corpo cor de ferrugem (Evans 1950). Um caractere útil para distinguir este gênero de outras vespas-(caçadoras-de-)aranha da família Pompilidae é um tubérculo rombudo distinto que surge ligeiramente acima da base da antena.

Dentro do gênero Tachypompilus, há variação significativa de tamanho variando de 7 a 30 mm de comprimento, e Tachypompilus ferrugineus está na extremidade maior deste espectro com algumas fêmeas tão grandes quanto 25 mm (Evans 1950). As fêmeas são distinguíveis dos machos pelo seu tamanho maior e pela presença de um ovipositor visível. Tachypompilus ferrugineus é distinta de qualquer outra espécie do gênero (Tachypompilus unicolor) pelo terceiro segmento antenal alongado que é de 1,3 a 1,8 vezes o comprimento da distância entre o alto dos olhos (Kurczewski 1989).

Nenhum comentário:

Postar um comentário