segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Borboleta-Mariposa Macrosoma em Minas Gerais

Oi Cesar! É uma Macrosoma cascaria?
TaMi de Minas Gerais.
É semelhante, mas não acredito que seja, principalmente por que elas costumam ter uma mancha branca subapical na margem costal das asas do primeiro par bem definidas. Talvez a distribuição seja um problema, mas meu melhor palpite é M. intermedia (Hedylidae; 1, 2).

Louva-a-Deus Brunneria em Santa Catarina

Olá César tudo bem?
Achei esse Louva-Deus aqui e gostaria de saber que espécie se trata e qual seria a alimentação dele?
Tem uns 10 cm.
Palhoça-SC
Venijunior.
Esta é uma Brunneria sp. (Coptopterygidae), acredito que uma fêmea adulta. Acredito que ela seja predadora generalista, mas conforme espécie norte-americana, tenha preferência por ortópteros.

Ninfas de Percevejo do Pinhão em São Paulo

Olá a todos!
Encontrei essas crianças passeando pela minha chácara hoje, e não consegui identificar a espécie que é, tem em torno de 2 cm bo máximo, trabalham em conjunto, e estavam em um pé de Araça e em folhas secas, cidade Salto de Pirapora - SP.
Giovanna D.
Estas são ninfas já grandinhas do percevejo-do-pinhão Pachycoris torridus (Scutelleridae: Pachycorinae).

Plecóptero no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID este inseto que acho que possa ser Embioptera. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho do Rio de Janeiro.
A ordem aqui é Plecoptera, talvez seja Anacroneuria sp. (Perlidae: Anacroneuriinae), ver se tem dois ocelos próximos um do outro ajudaria a confirmar.

Aleluia no Mato Grosso

Boa tarde, encontrei esse em Mato Grosso, na cidade de Rondonópolis. Fiquei curioso para saber qual é.
Higor Rocha A.
Este bicho é um siriri ou aleluia, que é a forma alada de um cupim, não sei dizer se é Cryptotermes sp. (Kalotermitidae; cupim-de-madeira-seca), Coptotermes gestroi (Rhinotermitidae; cupim-subterrâneo)  ou outra coisa.

Aranhas Errantes no Paraná

Amo demais essas postagens!!!
Tenho encontrado algumas dessas nas ultimas semanas. Infelizmente não consegui foto nem video dos olhos q fossem boas. Não faço ideia o que sejam.
Não sei se é da mesma. Regiao metropolitana de Curitiba, zona rural.
Estamos com uma diversidade de aranhas bem grande este verao. 😊👐
Talita Sombra de Araucária, Paraná.
São Ctenidae, possivelmente a mesma espécie, acredito que alguma Ctenus sp.

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Besouro Crisomelíneo no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID este besouro que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Este é Chrysomelidae: Chrysomelinae, deve ser algo em torno de Platyphora sp. (Doryphorini: Doryphorina), mas não encontrei algo muito próximo nos padrões de cores.

Besouro Tartaruga em Minas Gerais

Olá Cesar, encontrei esse besouro tartaruga verdinho e procurei, sem aprofundar muito, e não encontrei igual. Vc já tem ele por aqui?

Grato, Marcelo Brito de Juiz de Fora - MG
Marcelo Brito.
Estou achando este bem difícil, acho provável que seja uma espécie que apresenta formas diferentes, como Charidotis spp. (Chrysomelidae: Cassidinae: Cassidini).

Soldadinho Enchophyllum em São Paulo

Fala César, alguma ideia sobre esse soldadinho?
Plenn_ de São Paulo, capital.
Enchophyllum sp. (Membracidae: Membracinae: Membracini), provavelmente E. nigrocupreum. Parece haver o fantasma de uma formiga o acompanhando.

Percevejos de Minas Gerais

Olá de novo Cesar! Trago dois pequenos percevejos dos dias 31/10/2021 (semelhante a esse) e 20/08/2021. Será que dá pra saber mais sobre eles? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
31/10/2021
20/08/2021
O gênero Alloeorhynchus não consta no CTFB, mas há informações de que A. trimacula ocorre no Brasil (1, 2). O segundo é Miridae, ainda não consegui mais que isso.

Mariposa Noctuóidea no Rio Grande do Sul

Olá Cesar! E lá vamos nós de mais uma mariposa registrada em Nova Petrópolis - RS.
Oberdan.
Eu encontrei alguns registros do que me parece ser a mesma espécie ou algo próximo, identificados como Noctuini (Noctuidae: Noctuinae) 1, 2, 3 e Cissusa sp. (Erebidae: Erebinae: Melipotini), por enquanto, ainda tenho dúvida de quem está mais certo.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Maria-Fedida Predadora Stiretrus em Minas Gerais

Cesar, aqui estão as fotos daquele percevejo bonito que lembra os padrões de uns besourinhos Phaedon. Eu acho que é Stiretrus erythrocephalus. Não dá para ver muito bem, mas ele tem uma manchinha vermelha no abdômen que eu não consegui fotografar direito na primeira foto.
TaMi de Minas Gerais.
O que estou estranhando é que a imagem da espécie vista em Saini (1992) mostra um bicho com o escutelo bem mais curto do que o deste. Este autor, assim como Lucchini (1996) afirmam que ele é predador de Phaedon. Analisando uma imagem de nosso amigo Oscar, van der Heyden (2018) diz que uma forma de S. decemguttatus pode apresentar coloração semelhante, esse indivíduo possui o escutelo de proporções semelhantes ao deste e o autor não diz que estas espécies podem ser separadas por esta característica, pondo em dúvida a identificação específica do inseto.

Percevejo Predador Zelus em Tocantins

Bom dia! Vimos esse inseto em Gurupi - Tocantins. Seria do gênero Zelus? Obrigado
(...)
Seria este também uma variação? Visto em Gurupi - Tocantins.
Danival José de Souza.
Correto, Zelus armillatus (Reduviidae: Harpactorinae: Harpactorini).

Mosca Curtonotum no Rio de Janeiro

Bom dia César. Hoje encaminho para ID esta mosca que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Parece que nós temos nossa primeira Curtonotum sp. Segundo Mello & Pereira-Colavite (2018):
A biologia dos curtonotídeos é pouco conhecida. O afrotropical C. saheliense e o Paleártico C. simile são saprófagos em ovos de gafanhotos danificados, em vez de serem verdadeiramente parasitas (Greathead, 1958; Kirk-Spriggs, 2008). O neártico C. helvum ocorre em dunas de areia e as larvas provavelmente se desenvolvem no mesmo substrato que que seu congênere do Velho Mundo (Meier et al., 1997; Marshall et al., 2010; Marshall, 2012). Espécies neotropicais adultas ocorrem em iscas de esterco e em associação com quedas de árvores, mas a oviposição não foi observada e os hábitos larvais permanecem desconhecidos.

Aranha Social Parawixia em Goiás

Oi César! Hoje achei essa belezinha escondida. Uma aranhazinha. Moro na Cidade Ocidental-GO. Consegue identificar?
Muito obrigada. Abraço
Ana Luísa.
Tudo nela indica Parawixia bistriata (Araneidae: Araneinae), uma aranha social, responsável pelo fenômeno da "chuva de aranhas".

Ana Luísa: Ela saiu da toquinha. Bem gracinha.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Mariposa Hyaleucerea em São Paulo

Olá César!
Poderia me ajudar na ID desta mariposa? Encontrada na Serra do Japi, em Jundiaí/SP, em fevereiro de 2022.
Obrigado!
AndréZ.
Em 2016 o Marcelo de Minas Gerais enviou uma muito semelhante, que tinha ficado sem identificação até este ano, quando o Jefferson identificou como Hyaleucerea sp. (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Ctenuchina/Euchromiina). É uma baita pegadinha, por que não se parece com muitas espécies do gênero, nem sequer me parece com outros gêneros aparentados.

Aranha Leucauge em Minas Gerais

E aí Cesar, eu de novo kkkkkkk Aproveitando essa postagem de aranha, segue mais essa encontrada na mesma área onde encontrei essa. Essa é um pouco diferente, mas acredito ser do mesmo gênero, não é?

Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Não, esta aqui pertence até mesmo a outra família, Leucauge sp. (Tetragnathidae).

Percevejo do Maracujá em Santa Catarina

Hello again, Cesar.
I have found a lot of these Diactor bilineatus (Coreidae: Coreinae: Anisoscelini) Amazonian leaf-footed bug feeding on the base of the flowers of our maracuja plants, the few that survived the mini cyclone that hit the Pinheira SC area this week. They seem to do little damage to the plants.
You can make out the proboscis in the first photo piercing the flower base.
Roddy Scott.
Hello again, Roddy, thanks for sharing these images of this bug that is, in my opinion, one of the most beautiful critters in the Brazilian fauna.

Mariposa Spoladea em São Paulo

Oi, Cesar.
Muito obrigada pela id.
Hoje eu achei uma mariposa em casa. Você conhece essa? Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Esta é parente da última, Spoladea recurvalis (Crambidae: Spilomelinae), você havia registrado esta em 2019.

Moscas de Minas Gerais

Olá Cesar, como vai? Mando mais dois dípteros: um pequeno interessante do dia 18/08/2021 que posou na mandioca ralada que secava ao sol (pra fazer polvilho) e outro maior de 07/08/2021 que já estava morto. Será que dá pra saber algo mais sobre eles? Desde já agradeço.
Jefferson Coelho, São Pedro do Suaçuí, MG.
18/08/2021
07/08/2021

A primeira, se for Pterocalla sp. (Ulidiidae [= Otitidae]: Ulidiinae: Pterocalini), a única que consta no CTFB é P. punctata; pode também ser algo próximo.

A segunda, acha que já estava seca? Meu melhor palpite é Morellia sp. (Muscidae: Muscinae: Muscini), só a cor castanha que eu acho estranha. Há gêneros aparentados sem imagens para compararmos.

Mosca das Latrinas em São Paulo

eu estava tirando umas fotos no parque e vi esse inseto, tinha uns desses onde eu estudava, eu acho interessante que ela voa pairando no ar, tentei achar a especie dessa mas só indicava varejeira, não parece muito com as varejeiras que já vi, nas imagens que eu vi na internet as varejeiras tem uma cabeça menor e olhos vermelhos, essa tem uma cabeça maior e os olhos verdes.
Cuia de São Paulo.
Mosca-varejeira é um termo que se refere a diversas espécies de diferentes famílias, no caso, as verde-metálicas de olhos vermelhos são as califorídeas. Moscas que param no ar são normalmente as moscas-das-flores da família Syrphidae e com esta coloração deve ser uma Ornidia obesa (Eristalinae: Volucellini), também conhecida por mosca-das-latrinas, devido ao ambiente onde suas larvas frequentemente se desenvolvem.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Bicho-Pau Prisopus no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID este que acredito ser um bicho-pau que fotografei em Guapimirim no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Sim, ordem Phasmida ou Phasmatodea, Prisopus sp. (Pridopodidae: Prisopodinae: Prisopodini).

Mariposa Neorcarnegia no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Guapimirim no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Bicho muito bonito, Neorcarnegia basirei (Saturniidae: Ceratocampinae).

Percevejo Aradídeo em Rondônia

Olá, encontrei este inseto ao acordar na minha cama estava esmagado , Estou preocupado que seja um barbeiro. tentei fazer contato com o centro de controle de zoonose mas sem sucesso.Agradeço brevemente.
(...)
Eu sou do interior de Rondônia.
S D.
Já havia adiantado que era um percevejo da família Aradidae, agora acrescento que deve ser Hesus subarmatus (Mezirinae), criatura inofensiva (estava na cama, mas também não é um percevejo-de-cama). Quanto a estar esmagado, estes bichos são naturalmente achatados dorso-ventralmente.

Mariposas Piralídeas no Rio de Janeiro

Olá César, mais três registros de Nova Petrópolis, mariposas Chrysauginae. Acho que as duas primeiras são a mesma espécie/gênero.
Oberdan.
O que tenho a dizer, talvez confunda mais. Esta primeira até aqui tenho identificado como provavelmente Azamora penicillana e a outra,  Tosale oviplagalis (Pyralidae: Chrysauginae). Só que a segunda não consta no CTFB, assim como a distribuição em Savela aponta para outras espécies. Eu diria que os gêneros continuam sendo os melhores palpites, mas nem duvido que tenhamos fêmea e macho de uma mesma espécie.

Besouro Tartaruga Omaspides Guardando Ovos em Minas Gerais

Olá Cesar! Tranquilo!? Segue hoje essa mamãe besouro tartaruga muito cuidadosa com a prole. Quem é essa dedicada?
Valeu meu amigo,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Eu aposto em Omaspides pallidipennis (Chrysomelidae: Cassidinae: Mesomphaliini), o exemplar em Cassidinae Of The World tem o pronoto mais escuro como este.

Aranha Boleadeira no Rio Grande do Sul

Eae, Cesar. Um conhecido meu encontrou essa aranha boleadeira na casa dele aqui em Bagé, RS. Sabes me indicar a espécie ou o gênero e se elas causam algo pra nós caso nos picarem?
Eduardo s.
O gênero já está determinado, Mastophora (Araneidae: Cyrtarachninae), a espécie acho que não dá pra determinar. E não, araneídeos não representam perigo algum. Buckup et al. (2010) citam na região M. brescovitiM. carpogastra (= M. carpogaster?) e M. extraordinaria.