sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Mosquito-Elefante em Minas Gerais

Olá, tudo bem? Eu sou de Minas Gerais, Neves e moro no sitio aqui esta chovendo bastante e hoje apareceu aqui em casa um pernilongo aparentemente preto bem escuro, mas quando se liga o flash ele fica brilhante quase um dourado mas pessoalmente continua preto, gigante, com uma pequena parte nas pernas branco, fiquei perplexa e não achei nada na internete além de um pernilongo gigante na florida, n sei se pica n sei de nada, ia até me fazer de cobaia até q li sobre a dor da picada desse tal da florida e resolvi n arriscar kkkkkkkkk, a anatomia dele é bem parecida com a de um pernilongo normal no caso desse as antenas eram aquelas 2 pequenininha e bem fininhas como de costume, mas era quase impercetíveis, e a grandona do meio ramificava, mas ele tambem tinha uma "lingua" saindo do meio dos olhos q eu n sei bem se é lingua mesmo, gostarua muito de saber q bicho é se você puder me ajudar, segue as fotos:
Laura.
A "língua" (probóscide), é o que a "mosquita" usa para picar e sugar sangue, a "grandona do meio (que) ramificava", se entendo a que se refere são os palpos labiais, também são peças bucais.

O mosquito gigante "da Flórida" Psorophora (Psorophora) ciliata (Culicidae: Culicinae: Aedini) também ocorre no Brasil, mas este não me parece ser o caso, esta é alguma outra espécie de Psorophora, mais semelhante a Psorophora (Janthinosoma) ferox, que é considerada uma espécie agressiva (daí o nome ferox, feroz) e de picada dolorosa.

Walther Ishikawa: Olá, César! Oi Laura!
Por essa probóscide longa e curva dá pra dizer que é um Toxorhynchites (Toxorrhynchitinae). Também são enormes e bem coloridos, mas esses não picam. Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário