sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Aranha Cheiracanthium no Espírito Santo

Opa César, encontrei essa id bastante antiga e me chamou atenção pois encontrei uma aranha um pouco parecida no meu vaso de plantas, é o seguinte, eu estava cuidando de minha planta e retirando folhas e restos que poderiam causar fungos do solo como sempre faço quando eu tomei um susto ao me deparar com está aranha correndo onde eu tinha tocado, na verdade eu não assustei pois ela é muito pequena..parece ter alguns milímetros, mas eu fiquei surpreso por que ultimamente está aparecendo muito tipo de aranha por aqui, inclusive nas plantações.. enfim, veja algumas imagens com e sem zoom:

Obs: tirei poucas pois não queria de alguma forma 'atrapalhar' a aranha.. ah, e mais uma coisa, estou com um pouco de medo de ter sido picado, se conseguir identificar pode me dizer se essa espécie tem alguma toxina ativa em humanos ou animais (pois tenho um cachorro pinscher que vive perto de onde ela está).. Obrigado César, estou a espera!

Sou de Guaçuí-ES.
Erik SF.
É semelhante, mas estou com certa dúvida, a princípio estou apostando que sim, Cheiracanthium inclusum (Cheiracanthiidae). Há relatos de necrose por picada destas aranhas, mas muito provavelmente é fruto de infecção secundária, por isso é sempre bom lavar bem qualquer picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário