sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Lesma-Lixa em Minas Gerais: Latipes erinaceus?

Olá César. Dessa vez mando alguns moluscos. Dia 10/12/2020 apareceu essa lesma na cozinha, cerca de 3 cm. No dia anterior, 09/12/2020, tinha aparecido essa que estava encolhida (peguei ela com o chinelo pra não ter contato com ela) e soltei ela no quintal. Fiquei pensando se as duas não são a mesma. A do dia 10 também a removi para o quintal. Será que dá pra saber algo a mais sobre elas (ou ela kk)? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho, São Pedro do Suaçuí, MG.
10/12/2020
09/12/2020

Com esta cor e textura, acho que um bom palpite é Belocaulus angustipes (Mollusca: Gastropoda: Eupulmonata: Systellommatophora: Veronicellidae), que acredito que seja a mesma chamada neste trabalho, que penso ser recente, da dra. Suzete Gomes, de Angustipes angustipes. Este trabalho mostra alguns espécimes bem claros (uma cor que eu poderia chamar de cor-de-lesma), o que talvez justifique os tentáculos serem mais claros neste exemplar, o que me seria uma objeção para a espécie. Uma outra objeção poderia ser a distribuição bem mais ao sul da espécie, que consta em uma citação de fonte bem antiga (1975) da autora em trabalho de 2007, mas penso que este dado não é mais válido. Enfim, não aposto na espécie, é apenas a mais semelhante que consegui.

dra. Suzete Rodrigues Gomes: Olá Cesar

Fiquei com dúvidas com base na foto, apesar de trabalhar há mais de vinte anos com essas lesmas...
Realmente, o exemplar parece muito com B angustipes. Mas, está espécie não tem distribuição tão ao norte.
Talvez seja Latipes erinaceus, que é bastante variável externamente. Mas, a única maneira de saber seria recebendo alguns espécimes para análise da anatomia interna.

Fico à disposição para auxiliar.
Atenciosamente,

Suzete

Nenhum comentário:

Postar um comentário