segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Aranhas de Minas Gerais

Olá Cesar! Mando duas aranhas curiosas. A do dia 15/02/2021 era bem pequena e estava em uma folha com sua ooteca. Estava em meio ao quintal, local com muitas árvores. A do dia 12/10/2020 foi difícil focar a imagem porque ela ficava se mexendo e quando parava ficava esticada que nem um galho. Estava no meio da mata. Interessante o par de pernas mais anterior ser também o maior em comparação aos outros. Será que dá pra descobrir algo a mais sobre elas? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho, São Pedro do Suaçuí, MG.
15/02/2021

A primeira parece a Nesticodes mais bonita que já vi... Não deve ser, meu único palpite é que seja uma falsa-viúva do gênero Steatoda (Theridiidae).

Quanto à segunda, quando as pessoas perguntam se Zosis são "venenosas", eu costumo dizer que possivelmente esta é a única aranha totalmente não peçonhenta que ela verá na vida. Parece que você encontrou uma outra Uloboridae, eu só não estou conseguindo saber se esta é uma Uloborus meio parecida com Miagrammopes ou vice-versa, vejo indivíduos assim "intermediários" identificados nos dois gêneros: 1, 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário