domingo, 1 de agosto de 2021

"Zé-Bolota" em São Paulo

Olá, Cesar.
Encontrei este minúsculo besouro aqui no quintal de casa em Campinas-SP. Achei muito interessante a maneira como ele se "fecha".
Você saberia me dizer se ele tem algum nome popular e alguma informação sobre ele?
Abraços,
Ricardo Perez Pombal.
Em 2013 a Lúcia enviou aquele que eu chamei de "besouro-bolinha" e disse se tratar de família Scarabaeidae, subfamília Ceratocanthinae (antiga família Ceratocanthidae) "provavelmente", por que membros da família Hybosoridae também são capazes de fazê-lo.

Atualizando a situação do grupo, seguindo BugGuide, Ceratocanthinae é hoje subfamília de Hybosoridae, não dando mais margem à dúvida quanto a família. Mesmo para quem não puder compreender a língua inglesa, vale a pena conferir Ballerio & Grebennikov (2016) que traz pelas imagens de uma visão geral deste grupo.

Apenas por comparação de imagens, creio que se trata de uma Ceratocanthus sp. (Ceratocanthini).

Informações, temos a de Insetos do Brasil (2012), que diz sobre Ceratocanthidae: 
(....) Adultos podem ser coletados em troncos e ramos de árvores e lianas mortas, sobre fungos, em galerias de passalídeos, ocasionalmente com armadilha luminosa. Também foram encontrados em associação com cupins e formigas. Provavelmente se alimentam de fungos ou madeira em decomposição. Larvas já foram coletadas em cupinzeiros, madeira em decomposição, galerias de passalídeos etc.

E na falta de um nome comum, segundo o dr. Celso Lima Godinho Jr. em Besouros e Seu Mundo: (...) Devido a esta capacidade de se enrolar de que são dotados, permanecendo imóveis quando ameaçados, são vulgarmente chamados "besouros-bola", "pelotinhas", "zé-bolotas", "bichos-pelota", "zé-bolinhas", "tatuzinhos", "besouros-pelota" etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário