segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Marimbondo Synoeca em Minas Gerais

Dessa vez é este marimbondo aqui... Solitário e bem grandinho.
Pedro S de Raposos, Minas Gerais.
Estava solitária, mas é sem dúvida uma espécie social. Não asseguro a espécie, mas lembra Polybia (Trychothorax) ignobilis (Vespidae: Polistinae: Epiponini).

Bruno C Barbosa:
 Boa tarde gente,

Se trata de uma Synoeca mas infelizmente esse grupo é muito "chato" de identificar por foto, teria que ter uma lupa e olhar mais detalhadamente algumas estruturas para saber a especie corretamente.

Ainda mais que Synoeca septentrionalis e Synoeca cyanea são espécies morfologicamente muito próximas que podem coohabitar o mesmo ambiente dificultado até mesmo exclusão de espécies para a região.

Sobre a questão da "boca" vermelha é de fato uma característica que pode te ajudar a indicar o gênero - porém é de várias espécies de Synoeca - e que nem todo individuo da colônia tem a "boca" vermelha assim como em Polybia fastidiosuscula tem variação de cores dentro de uma mesma colônia. Ou seja, variações de cores existem, e não são características confiáveis para se basear uma identificação ainda mais por foto, que cada equipamento/app faz um ajuste de cores que muda cor original.

Então ter um “preto azulado” pode ser, ajuste da cor do seu monitor, do equipamento que fez a foto, variação de cor natural individual, percepção de cor do seu olho e por ai vai...

E sim, muita ID na internet ta errada pelo simples mutivo de que as pessoas procuram "marimbondo amarelo" por exemplo e a primeira foto usa como ID correta - exemplo é Angiopolybia pallens e Agelaia pallipes sao "iguais" mas sao bem diferentes

Tem chave de ID de espécie ainda é muito difícil, temos para alguns gêneros somente, e que assim mesmo a todo momento uma nova revisão taxonômica que espécies se dividem ou se fundem.

Esse livro que o Cesar cita é atualmente o conteúdo mais atual sobre vespas que temos hj, nesse mesmo livro tem um capítulo sobre ninhos que ajuda a ID os gêneros pelos ninhos e uma lista de espécies do Brasil e veja que mesmo sendo um livro de 2021 e que a gente segurou ate o dia limite para deixar o texto atualizado, ele com poucos meses depois já ficou desatualizado.

Se alguem quiser o livro posso mandar em pdf

Abraço gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário