sexta-feira, 23 de julho de 2021

Formiga Dolichoderus em Minas Gerais

Olá Cesar, como vai? Trago uma formiga interessante, era um "formigão" e aparentemente solitário. Parece que ela construiu essa "toca" em uma folha de Eugenia florida. Ela ficava escondida lá dentro o tempo todo. Ao tocar na folha ou atiçá-la na porta da toca, ela vinha pra fora conferir o que era e logo voltava pra dentro de novo. Afinal de contas, é comum esse tipo de comportamento? Será que dá pra identificá-la? As fotos são do dia 23/12/2020. desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Apesar de bem diferente dos exemplares fotografados pela Maria Helena no Piauí, acredito que sejam parentes, Dolichoderus sp. (Formicidae: Dolichoderinae: Dolichoderini), provavelmente D. attelaboides, mais certeza nesta do que naquelas. Segundo Alexwild (2011) 
Dolichoderus attelaboides é um inseto comum nas florestas de várzea da América do Sul. É uma das maiores espécies que você pode encontrar vagando na vegetação rasteira de uma floresta tropical. No entanto, como a maioria das formigas tropicais, pouco se sabe sobre sua biologia e nada se sabe sobre por que ela desenvolveu um formato tão charmoso e desajeitado.

Na revisão de McKay (1993), a única coisa que encontro é que espécies do grupo D. attelaboides defendem agressivamente o ninho quando este é perturbado. Já em Sewlal & Starr (2004), que estudaram mais a fundo, temos apenas que as colônias eram polidômicas, ou seja, constituídas por diferentes núcleos ou ninhos feitos com folha enrolada, cada um com cento e poucas a mais de seiscentas operárias, mais as outras castas, estádios e insetos simbiontes (outras formigas e besouros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário