domingo, 9 de maio de 2021

Formiga Decapitada no Espírito Santo

Bom dia!
Otem a noite, por volta de 19:00, apareceu na minha casa, em Vitória/ES do nada, essa formiga das imagens. Ela tinha cerca de 2 centimetro, muito grande. Minha mãe disse que via muito dessa na roça. De fato, mas aqui na capital nunca tinhamos vistpo. E ela estava coom um comportamento esranho, ela estava completamente paralisada e achavamos ate que era apenas o exoesqueleto dela, pois nem as anteninhas se mexiam.. Comecei a soprar ela, e ela só dava um passo para tras a cada soprada. Ate que ela cansou de mim kkk e começou a andar muito lentamente.. Eu comecei a me assustar e peguei o veneno e soprei nela. Ela começou a ficar um pouco desesperada mas mesmo assim nao conseguia correr. Até que decidi matá-la (perdão) por medo mesmo, bati nela com o próprio vidro de veneno e acabei arrancando justamente a cabeça dela... macabro, pois mesmo sem a cabeça ela continuava a mexer tanto as anteninhas quanto as pernas - eu sabia que baratas sobreviviam sem cabeça, mas formigas não. E então a gente percebeu que ela estava mexendo na barriga com as perninhas, como se estivesse massageando para baixo. Então vimos que estava saindo algum pelo orifício final dela (estava soltando um líquido meio amarleado) e meio que uma bolinha preta. Eu tive que sair de casa e quando retornei tinha uma bolinha meio oval perto dela, e ela ainda se mexia (mesmo após horas)... irei colocar um link do drive pra vc ver o video, e colocarei fotos dela (fotografei apenas depois de ter decepado ela rs....) eu gostaria de saber mais sobre esse comportamento dela de estar paralisada e lenta, sobre sobreviver sem a cabeça e sobre massagear a barriga... ela estava realizando um "parto"?
Amanda Lahass Stumm.
Amanda, quanto ao comportamento, não sei, não vejo direito o que sai dela, ter sido parasitada é uma possibilidade (1, 2), mas como isto foi depois de ser envenenada, imagino que pode ser efeito disto, expelindo seu conteúdo gástrico ou mesmo suas entranhas.

Quanto a sobreviver sem a cabeça, o sistema nervoso e respiratório dos insetos não é análogo ao nosso. Ela possui um cérebro na cabeça, mas possui também gânglios nos outros segmentos do corpo, centros nervosos secundários. O corpo perdeu boa parte de seus sentidos com os olhos e antenas, perdeu sua fonte de nutrição, coordenação, mas boa parte de suas funções motoras, assim como a respiração traqueal, alimentada pelos espiráculos, está preservada. Veja alguns gráficos e fotos de seu sistema nervoso: 1, 2, 3, 4. Veja também o caso de algo, talvez semelhante, envolvendo um vertebrado.

Está difícil desvendar que formiga é esta, imagino que uma rainha de Ectatomma sp. (Formicidae: Ectatomminae: Ectatommini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário