sexta-feira, 2 de abril de 2021

Ciclo de Besouro-Tartaruga e Vespa Parasitoide em Minas Gerais

O outro Cassidinae que eu estava acompanhando concluiu o ciclo hoje. Infelizmente, não achei os ovos, mas uma larva já grandinha comendo folhas de Ipomoea: Charidotella sexpunctata, o famigerado besouro-cordão-de-ouro. Logo que sai da pupa ele é completamente vermelho, depois ganha os pontinhos escuros. Aguardei algumas horas para ver se iria adiqurir o tom dourado característico, mas toda vez que eu me aproximava para fotografar, a cor voltava para o vermelho hahahaha!
(...)
O bichinho que te falei, Cesar:

O que (eu acho) estava parasitado, eu encontrei antes desse que completou o ciclo. Ele parou de se mover, achei que ia empupar, mas algum tempo depois, vi que tinha uma pupa miudinha perto dele e ele estava oco. Ela terminou o ciclo ontem. Eu sei que Cassidinae tem umas vespinhas foréticas, mas não sei como funciona o ciclo das bichinhas, as larvas da vespa são parasitoides das larvas do besouro?

As primeiras imagens são da larva do besouro quando ela já não se movia (a qualidade reduziu muito pq tive que gambiarrar o tamanho p conseguir anexar).

Aqui, o supostamente parasitado está mais abaixo, o de cima é o besouro que completou o ciclo: 

Agora "ibagens" da vespinha (se precisar, tenho outras):
TaMi de Itaguara, Minas Gerais.

O parasitoide de Charidotella sexpunctata (Chrysomelidae: Cassidinae: Cassidini) me parece ser uma Figitidae, pelo jeito nossa primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário