quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Percevejo Escutelerídeo em São Paulo

Olá, Cesar! Tudo bem?

Poderia me ajudar a identificar o inseto da foto? Já procurei muito e não encontrei, não consegui nem chegar na família ainda. Se puder me ajudar, por favor.
A foto foi tirada em Cachoeira Paulista - SP, agora em fevereiro. Ele estava em um abacateiro.

Desde já agradeço!
João Paulo.
João, ele é Scutelleridae: Pachycorinae. A espécie, parece ser a mesma da Rosemarie no Distrito Federal, mantenho o que disse, parece Coptochilus sp. (Pachycorinae), mas Schmitz, Barcellos & Eger (2020) o coloca entre C. ferrugineus (avermelhado) e C. lentiginosus (pintado).

João Paulo: Olá, Cesar!
Uma última atualização sobre essa identificação. Como ficamos em dúvida e teria até a possibilidade de ser uma nova espécie, eu entrei em contato com os autores do artigo sobre o gênero Coptochilus. O autor Schmitz me respondeu e disse acreditar ser da espécie C. ferrugineus, devido ao padrão de listras longitudinais no pronoto. Ele ainda complementou dizendo que durante a pesquisa ele se deparou com um indivíduo da espécie C. ferrugineus com um padrão de manchas semelhantes ao que eu fotografei e acredita ser uma variação da espécie. Segundo ele, o C. lentiginosus possui pontos escuros distribuídos irregularmente no pronoto. Coptochilus não é um gênero comum da família Scutelleridae, segundo o autor.

Obrigado mais uma vez, Cesar!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário