domingo, 31 de janeiro de 2021

Besouros Passandrídeos em Minas Gerais

Olá César!. Dia 23/12/2019 esse besouro de aspecto achatado apareceu dentro de casa atraído pela luz. Praticamente um ano depois, 19/12/2020, encontrei outros (bem semelhantes, talvez até a mesma espécie) sob um monte lenha. O tamanho do corpo era aproximadamente 2 cm. Será que dá pra saber mais sobre eles? Desde já agradeço!
Talvez sejam aparentados com esse aqui.
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
23/12/2019
19/12/2020
Não sei se é só efeito da foto, mas o primeiro me parece ter élitros negros ou até esverdeados e ter as antenas mais longas que os élitros, já os segundos têm élitros vermelhos e o comprimento das antenas menor que o dos élitros, o que me faz pensar que devem ser espécies diferentes.

São aparentados daqueles, já foram considerados uma mesma família, na minha opinião são Catogenus spp. (Passandridae), sendo que o de antenas longas é sugestivo imaginar que seja C. longicornis; Zubaran & Di Iorio (2018) confirmam sua presença em Minas Gerais e os 17 mm em Lawrence & Leschen (2010) são condizentes com sua estimativa. Acredita-se que as larvas são ectoparasitas de outros besouros, principalmente cerambicídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário