sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Besouro-Formiga e Meia Formiga no Mato Grosso do Sul

Ola Cesar

..boa noite.

Eu e minha família estivemos no MS nesse fim de ano e apareceu esse inseto na cama. Ficamos em uma barraca no chão próximo a um pasto. Na primeira noite meu esposo reclamou que o colchão estava pinicando, na segunda noite comecei a sentir coceira e me deparei com esses insetos no.colchao. saímos da barraca e fomos para o quarto. Lavamos toda roupa de cama e deixamos o colchão no sol...diminuiu quase que 90% os bichos..mas ainda assim...vez ou outra encontrávamos esses insetos na cama e amanhecíamos cheio de picadas (coçavam muito). Eles são minúsculos, porém ao final dos 15 dias q ficamos lá, alguns já estavam maiores e cheios de sangue. Eles só atacavam a noite. A roupa de cama tinha alguns pontinhos escuros, porém no quarto, durante o dia tinha vários tipos de inseto.
Gostaria que me auxiliasse na identificação e se corremos algum risco de ter trazido eles na bagagem para casa. Em casa, Eu higienizei e fervi na agua quente todos as roupas e os itens que não consegui ferver..deixei no sol.por 3 dias consecutivos.
Desconfio de percevejo ou colêmbolos.
Essa foto já é em casa...encontrei na agua que fervi as roupas.
Eliana.
Eliana, juntando o relato com as fotos, a minha conclusão é a de que nós estamos falando pelo menos de três animais distintos:

Quanto ao que aconteceu lá no acampamento, o inseto nas fotos é um besouro, dar uma certeza na espécie seria muita ousadia aqui, mas é algo muito semelhante a Euconnus (Pycnophus) rasus (Staphylinidae: Scydmaeninae: Glandulariini). Estes bichos se alimentam principalmente de ácaros oribatídeos, acreditava-se que era o alimento exclusivo deles, mas Jaloszynski & Olszanowski (2013) falam sobre algumas Scydmaeninae se alimentarem de colêmbolos e outros pequenos invertebrados. Não encontro qualquer referência sobre picarem pessoas, acho bem difícil que consigam, se conseguirem, que tenham qualquer interesse.

Já os que crescem e sugam sangue, não pode ser ele. Besouros propriamente ditos, necessariamente são adultos, quando são jovens eles são larvas, com aparência bem diferente. Desconheço também casos de hematofagia entre besouros. Pulgas, carrapatos, percevejos, ácaros, algum desses deve ter sido os responsáveis.

Já o encontrado em casa, se trata de meia formiga (Formicidae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário