segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Percevejos "Antocorídeos" em São Paulo: Hematófagos?

Olá, sou a Ana e moro em Jaboticabal - SP (região de Ribeirão Preto), há uns meses venho notando esse pequeno inseto na minha casa. Ele é muito pequeno, deve medir no máximo 1mm. É marrom e tem uma manchinha bem característica (na asa ou no corpo, não consegui identificar). Ele é hematófogo, a picada dói consideravelmente e depois deixa uma marca vermelha inflamada que coça muito, depois de um tempo fica uma mancha na pele escura. Ele já foi encontrado no pote de água do meu cachorro e em outros locais com água. Está cada dia mais aumentando a quantidade em casa e aparentemente inseticidas normais não o matam. Por favor, me ajuda a descobrir que bicho é esse e se ele pode transmitir alguma doença. Eu o acho parecido com um mini barbeiro mas a outra moradora acha parecido com o mosquito palha.(obs: não sei exatamente se voa, nunca vi voando, mas tem asas)
Ana Flávia Prado.
Eu acho que esse bicho é uma Lasiochilus sp. (Lasiochilidae), mas não descarto que seja Anthocoridae, o que na verdade não faz muita diferença, pois estas duas famílias eram consideradas uma só até 1991. Não se sabe muito sobre lasioquilídeos, mas até onde se sabe não são hematófagos, mas predadores. Antocorídeos são conhecidos pela picada.

BugGuide diz sobre eles:
Lasiochilidae: Habitat: sob casca de árvores e em cogumelos orelha-de-pau. Alimentação: Larvas de insetos.
Anthocoridae: Habitat: muitos são comuns em flores e árvores, alguns vivem sob cascas de árvores ou em ninhos de mamíferos/pássaros. Alimentação: Pequenos artrópodes.

ps.: Depois de escrever isso, resolvi investigar se há pelo menos suspeitas sobre hematofagia neste grupo e encontrei em Otálora-Luna et al. (2015): "Aparentemente, alguns membros da família Anthocoridae ou percevejos-das-flores, especificamente Anthocoris pilosus (Jakovlev) e Lyctocoris campestris (Fabricius), são consumidores facultativos de sangue."

Atualização: Em uma nova postagem, considerei o melhor palpite Amphiareus constrictus (Anthocoridae: Lyctocorinae: Dufouriellini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário