domingo, 6 de dezembro de 2020

Escorpião Tityus no Mato Grosso do Sul

Boa tarde! Requisito a identificação deste escorpião. Localidade, Pantanal sul matogrossense, sub-região do Pantanal do Abobral. Foi encontrado debaixo da pia, em local seco, durante o dia, mas com comportamento letárgico. Coloquei uma régua abaixo para escala do exemplar. Muito obrigado.
Rafael Albo.
Rafael, eu não consigo te dar 100% de segurança nesta identificação. Por Coelho et al. (2016), me pareceria praticamente seguro identificá-lo como Tityus silvestris (Buthidae: Tityinae), que eu não encontrei registros no MS, mas sim no MT. Todavia, consultando outros materiais, eu acredito que se trata de T. mattogrossensis, a única referência que encontrei sobre acidentes com eles é Oliveira (2012) que diz "Os  acidentes  com T. mattogrossensis são considerados de pequena gravidade devido ao baixo grau de reação à  picada  e  de  poucos  casos  registrados."

Tendo dito isto, eu recomendo tratar toda e qualquer espécie de Tityus com bastante cuidado.

Rafael: Muito obrigado meu caro. Andei dando uma pesquisada e cheguei a uma espécie bastante similar, cujo a ocorrencia bate bastante, trata-se do Tytius paraguayensis. O que acha? (vide discussão nos comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário