quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Colêmbolo no Rio de Janeiro

Bom dia Cesar, como vai? Sou da cidade do Rio de Janeiro e gostaria de identificar esse inseto minusculo das fotos. Eles são muitos e vivem na terra dos meus vasos, quase não se podem ver a olho nu, a não ser pelo constraste contra a terra escura enquanto se movimentam. Correm muito mas não voam. Vivem no solo e abaixo dele, não nas plantas.
Já "carrego" eles por duas mudanças de apartmentos (a primeira vez que apareceram nos vasos foi na cidade de Niteroi). Me livrei de toda a terra em uma ocasião, por receio de que eles estivessem fazendo mal as raizes, mas eles continuaram prosperando (talvez nas paredes dos vasos que mantive).
Consegui improvisar uma lente macro com o celular e tirar essas fotos, sei que estão longe do ideal, mas espero que ajudem na identificação e a descobrir se são nocivos ou se podemos viver todos felizes sob o mesmo teto.
Abraços e muito obrigado!
Daniel.
Daniel, trata-se de Collembola, um grupo que nas análises mais modernas não são considerados uma ordem de insetos, mas uma classe irmã, juntos compondo o subfilo Hexapoda. A ordem deve ser Entomobryomorpha, há colêmbolos que atacam raízes de plantas, mas estes costumam estar associados a matéria vegetal em decomposição na natureza, a fungos quando dentro de casa, o controle se dá controlando a umidade do ambiente. São capazes de realizar saltos utilizando este "rabinho" chamado fúrcula, que fica dobrado sob o abdome; não representam qualquer perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário