segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Cigarra Zammara em São Paulo

Bom dia!
Veja que maravilhosa essa criatura que encontrei por aqui, caro César! Foi meu registro especial no dia de Natal. É uma Cigarra fêmea, muito dócil e amigável. Saberia me dizer qual é? Essa é a segunda espécie "diferentona" que encontro por aqui (logo vou registrar a outra que é super pequena mas de sonorização gigante para mostrar). Achei o máximo essas "ombreiras" e esses "élitros rendados", perfeição natural.
Dona GAM de São Roque, São Paulo.
Quando eu identifiquei o exemplar da Márcia em 2018 eu disse que deveria ser a primeira imagem de um exemplar vivo de Zammara strepens (Cicadidae: Cicadinae: Zammarini); agora eu vejo que há muitas imagens identificadas como Orellana strepens. A minha impressão é que ela deve ser tratada mesmo como ZammaraGoemans (2010) diz que Schmidt (1919) migrou esta espécie para Orellana por causa de "contradições e confusões na literatura", ela não aparece entre as espécies de Orellana em Sanborn (2011), eu não vejo qualquer evidência de que isso tenha sido revogado após 2011 e é assim que consta no CTFB.

Asas membranosas não podem ser consideradas élitros, tenho visto alguns se referirem ao primeiro par de asas de uma cigarra como tégminas, talvez por extensão por causa de outros auquenorrincos, poucas espécies  de cigarras eu diria que possuem tégminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário