domingo, 6 de dezembro de 2020

Caruncho Tricorynus em São Paulo

Ola Cesar, tudo bem?

Já faz um ano que encontro sempre a noite uns insetos bem pequenos em formato de joaninha redondinhos, na cor marrom escura ou preta (não consegui os definir quanto a cor, as vezes parecem marrom bem bem bem escuro e em outras pretos) nas paredes, no chão e cortina do quarto, eles apareceram ano passado na época do calor, porém no inverno parecem desaparecer e agora neste ano a mesma coisa no inverno nenhum sinal e agora que se aproxima do verão começo os encontrar, eles são da mesma cor que minha janela e porta de madeira, e não sei pareço ter a impressão que saem de la, em um dia em quanto lavava meu banheiro vi um saindo por detrás da moldura da janela em madeira, quando os mato eles fazem um "tek" como tivessem uma casca e eles também voam porém parece ser com menos frequência e quando voam são meio "lerdos", sou aqui de São Paulo!!
(...)
Olá César, obrigada pela resposta! O formato das patas e antenas lembra bem, ampliei uma das fotos que tirei que mostra bem as antenas segue abaixo o link
Milena.
Descarto o besouro-do-fumo, ele não tem tantos segmentos nas antenas e o caruncho-do-pão, esta imagem mostra um bicho mais brilhante, não parece ter os élitros estriados. Acredito que seja Tricorynus sp. (Ptinidae: Mesocoelopodinae: Tricorynini).

Neste caso, pode ser muita coisa, poderia até estar em produtos armazenados. Pra estar associado à madeira, creio que só se ela estiver apodrecendo ou se tiver mofada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário