sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Colêmbolo Entomobriomorfo em Portugal

Bom dia César. Primeiro parabéns pelo trabalho aqui, nunca vi ninguém gostar assim de insectos.. venho aqui pedir ajuda pois foi onde encontrei a foto mais parecida com o "meu problema". Sou de Portugal vivo no campo, a uns 3 anos comprei um daqueles hotéis para joaninha, e passado um tempo apareceu este bicho aí, pensei que tinham vindo lá dentro pois como tenho o meu mini jardim de suculentas a porta e o deixei lá e só depois notei a presença destes seres eram aos milhões, os maiores tem cerca de 2mm por isso não é fácil numa casa de campo com terra e animais domésticos sempre a passar notar a sua existência. Bem, eu tenho quase a certeza que era verão ou no fim tipo setembro, e com limpeza e biokill e caniaves consegui que eles desapareceram... Agora estou a velos novamente, em vasos, madeiras, debaixo das camas dos animais lá fora cá dentro, o problema é que chateiam bastante os meus cães e gatos eles estão desparasitados, fiz reforço esta semana, tem pipeta, coleira, e agora voltei a usar o pó nas camas deles, mas se não são ácaros, ou afins não vai dar grande resultado... estou a ficar desesperada com o desespero deles, coçam até fazer ferida... Como me posso ver livre destes bichos, e de onde vêem eles? Me parece aqueles tais collombolos saltam quando se sentem ameaçados, quase sempre pretos muito pequenos, e se toda a gente diz que são inofensivo, porque meus animais ficam incomodados? Já agora pode me dizer a sub espécie deles?! Desde já um obrigada pela ajuda
Joana Monteiro.
Joana, me parece Collembola: Entomobryomorpha: Entomobryidae, mas a espécie, ou ainda a subespécie, não posso dizer, tu podes ver uma lista da fauna portuguesa, com algumas imagens, em Naturdata.

Para esta discussão, eu recomendo a leitura desta postagem, onde traduzi do inglês uma matéria sobre o assunto. A conclusão é "isto sugere que Collembola não pode causar dermatite humana e que outros organismos e matérias orgânicas que também são encontradas no ambiente úmido habitado por Collembola podem, em vez disso, ser os responsáveis.

Embora o texto fale de "dermatite humana", eu acredito que o mesmo se aplique a outros animais. Se sua simples presença não for o que está a incomodar os animais, pode haver algo diferente e que não está sendo visto, como ácaros. Estes bichos podem se alimentar de fungos, mas são mais numerosos onde há muita matéria vegetal em decomposição e uma boa umidade; reduzir estas condições é o melhor caminho para controle. Se forem ácaros os responsáveis, este primeiro produto citado é permetrina, do grupo dos piretroides, esta postagem esclarece como eles podem contribuir para agravar o problema.

Muito obrigado, Joana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário