domingo, 22 de novembro de 2020

Besouro Rinoceronte Coelosis no Ceará

Boa noite César.
Esse carinha apareceu aqui na minha varanda. De tempos em tempos eles sempre vem. Tem uma área verde aqui perto, uns 500m daqui, é um parque ecológico não é muito grande. Tem também em frente a minha casa, uma roça onde plantam feijão, milho e tem uns terrenos baldios com pequena mata. Qual o habitat desses coleópteros? Eles ficam, no chão, nas árvores? Poderia ajudar na Id? Juazeiro do Norte Ceará.
Herbert Arraes.
Vou te passar aqui o que diz dois artigos sobre Coelosis, que neste caso me parece ser C. bicornis (Melolonthidae/Scarabaeidae: Dynastinae: Oryctini):
Nada se sabe a biologia de C. bicornis e de outras espécies do gênero; a maioria das informações disponíveis refere-se a C. biloba. As larvas presumivelmente se alimentam de matéria orgânica em troncos podres (Iannuzzi e Marinoni 1995). Os adultos podem ser coletados usando armadilhas luminosas. Coelosis bicornis ocorre desde o nível do mar até cerca de 200 metros de altitude, e está associada a florestas ombrófilas, áreas de vegetação degradada e áreas inundadas. Alvarez, Fonseca & Ratcliffe (2008)
Poucos são os registros de dados biológicos de Coelosis e todos referem-se à C. biloba. A distribuição geográfica desta espécie acompanha a das saúva (...), que apresenta ampla distribuição geográfica. (...) No intestino das larvas parasitadas foram encontrados grânulos que pareciam ser da camada inferior das "esponjas de fungo", presentes nas "panelas de lixo" dos ninhos de saúva. Iannuzzi & Marinoni (1995)

Quanto aos adultos, eu já cuidei de alguns, eles ficam no chão, são até um tanto fossoriais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário