sábado, 1 de agosto de 2020

Mosquito Quironomídeo no Rio Grande do Norte

Olá, Curiosamente esse inseto ficava pousando nas roupas sujas que estendíamos após as idas a campo, talvez pelo sal nas roupas. Ele foi fotografado em Serra Negra do Norte - RN, na Estação Ecológica do Seridó, Caatinga. Essa imagem foi registrada em Março. Não consegui ir além da ordem, que acho ser Diptera. Poderia me ajudar?
Víctor Paiva.
Não me lembro de já ter visto algum com essas manchas nas asas, mas acho que é uma fêmea de Chironomidae. Me é estranho também serem atraídos por suor. Está difícil definir onde está o limite dos pares de pernas medianos e traseiros, só o primeiro é longo, né?

Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Dia César!
É Chironomidae sim, da subfamília Tanypodinae. Como vc disse, é uma fêmea mesmo, nessa subfamília eles têm um dimorfismo mais acentuado, as fêmeas são mais atarracadas e gorduchas. Não têm as pernas anteriores mais longas como Chironominae. E costumam ter manchas e padronagens bem interessantes, diferente das outras subfamílias. Este álbum tem vários exemplos parecidos, apesar de serem norte-americanos.

Quanto ao hábito alimentar, não sei te dizer... esses Chironomidae têm vida curta e nem costumam se alimentar. Muitos tem até a boca atrofiada.

Abração!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário