segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Larva de Borboleta Monarca Meridional em São Paulo

Oi Cesar! Essa é uma lagarta da borboleta monarca? Encontrei algumas em casa, estão se alimentando das plantas Asclepias curassavica (principalmente), Turnera subulata e Zephyranthes rosea. Em Mogi das Cruzes-SP.
Márcia Braga.
É uma larva de Danaus (Nymphalidae:  Danainae: Danaini), acredito que sim, uma D. erippus, a monarca-meridional. Asclépia é bem conhecida como planta hospedeira delas, já as outras duas, por uma pesquisa rápida, veja que também são plantas que possuem algum tipo de toxina.

Mariposas Melese em Minas Gerais

Oi César! Fotografei essas mariposas dias 23/06/2020, 27/06/2020 e 11/07/2020. Acredito que sejam Melese, mas não sei se são todas a mesma espécie. O que você acha? Desde já agradeço.
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Nós já tínhamos uma Melese (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Phaegopterina) que eu supus ser M. drucei, agora vejo que tanto esta como a paranensis apresenta formas semelhantes tanto a estas duas primeiras como à da Gabriela. Eu ainda prefiro M. paranensis para as primeiras, a outra eu não duvido que seja a fêmea da mesma espécie, mas acho que confiável mesmo apenas Melese sp. para as três.

domingo, 30 de agosto de 2020

Ciclo de Mosca das Latrinas no Espírito Santo

Cesar, achei a larva dentro de casa.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Será que ela ainda iria ganhar a coloração metálica e mais pigmentação nas asas? Deve ser macho de Ornidia obesa (Syrphidae: Eristalinae: Volucellini) mas, em teoria, a coloração dela não pode ser assim.

sábado, 29 de agosto de 2020

Borboletas Pythonides em Minas Gerais

César, deixo aqui três borboletas Pythonides (se você quiser pode postar separado):



3. 18/04/2020: Pythonides limaea

Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Estão muito legais assim, juntas. Pythonides spp. são Hesperiidae: Pyrginae: Achylodidini.

Mariposa Melese em São Paulo

Boa noite, César! Tudo bem?
Encontrei um inseto em minha janela, hoje, em São Paulo/Capital. Acredito que seja uma mariposa, mas como nunca tinha visto uma dessa cor (alaranjada), fiquei curiosa pra saber a espécie dela. Procurei por aqui no site e não a encontrei. Obrigada.
Gabriela Thomas.
Gabi, acredito que ela é uma Melese sp. (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Phaegopterina) e meu melhor palpite é M. paranensis, que não consta no CTFB. Pelo barrigão, eu suponho que seja fêmea.

Vespa Campsomeris em São Paulo

Hoje encontramos essa vespa morta dentro de casa (Campinas-SP / Região da APA no Distrito de Joaquim Egídio). Seria da mesma espécie?
Me impressionei com o porte dela, aprox. 5cm
Renato Galani.
Renato, o ângulo pelo qual aquela do Wilermam foi fotografada não ajuda muito, mas é possível perceber que ela tem marcas alaranjadas no abdome, por isso creio que a espécie seja outra, mas é da família Scoliidae também. Se ainda tiver o bicho, talvez fotografando com uma folha branca sob uma asa do primeiro par, ou iluminando a asa por trás, seja possível ver a venação das asas, assim eu posso dizer com segurança se é uma Campsomeris (Scoliinae: Campsomerini), que são as mais comuns e diversas no Brasil, ou uma Scolia (Scoliini).

Renato: Outras fotos desse lindo inseto:
Cesar: Com tantas imagens, quem sabe nós pudéssemos chegar à espécie se tivéssemos chave para isto. Pela chave para gêneros de Fernández (2006), não há dúvida alguma de que esta é mesmo uma Campsomeris sp.

Mariposa Sphinta em São Paulo

Boa tarde Cesar e Eduardo,

Outra imagem desta espécie.

A identificação está certa.
Daniel de Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.
Sphinta cossoides (Lasiocampidae: Poecilocampinae)

Vespa Delgada em São Paulo

Olá, Cesar!

Tudo bem?
Encontrei essa vespa no jardim de casa, São Paulo - SP, gostaria de saber a espécie, se você puder me ajudar...
Obrigado!
Marcio Cezario. @mrcezario
Me parece que estas áreas esclerotizadas no meio das asas ocorre apenas em algumas espécies de Enicospilus (Ichneumonidae: Ophioninae).

Barata Pacífica em Minas Gerais

Boa noite Cesar,

Sou do sul de Minas Gerais e esse inseto sempre aparece aqui no meu quarto, ele parece que se locomove dando minúsculos "pulinhos".

Gostaria de saber qual sua espécie, pois fico com medo de ser algum tipo de barbeiro, apesar de achar que não é.

Muito obrigado por seu trabalho cara, sensacional!
Leonardo.
Passa um pouquinho longe de um barbeiro, Leonardo, o bicho é uma barata, Euthyrrhapha pacifica (Corydiidae: Euthyrrhaphinae).

Gorgulho Alongado em Portugal

Boa tarde, conseguem ajudar a identiifcar a espécie de coleoptera?

Encontrei em Portugal (país)

Obrigada.
Joana Mateus.
Joana, eu acredito que seja um macho de Brachyderes lusitanicus (Curculionidae: Entiminae: Brachyderini). Em um documento da ICNF, eu encontrei, eu encontrei como nome comum "gorgulho alongado".

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Lagarta-Serpente Oxytenis no Pará

Capitão Poço - PA

Encontrei essa lagarta por pura sorte enquanto eu acampava. Percebi duas fendas em suas costas, e logo notei do que se tratava, pois na minha menor perturbação ele revelou seus falsos olhos e começou a balançar o corpo na tentativa de se passar por uma cobra (sutilmente, para minha surpresa).

Agora que penso bem, deveria ter tirado uma foto da árvore que ela estava, as folhas não me são estranhas, então sei que é comum na região.

Se eu tivesse mais tempo, também esperaria a lagarta se acalmar e retornar ao sua "forma normal".
Rafael Leafar.
Esta é uma maravilhosa larva de Oxytenis sp. (Saturniidae: Oxyteninae); a espécie mais citada é O. modestia, mas há outras espécies sem imagens para comparação.

Há um artigo interessante sobre elas, Marden & Carillo (2018), no qual os autores discursam sobre um caso em que esta semelhança a uma serpente lhe trouxe problemas ao invés de ajudá-la, pois ela foi atacada por um beija-flor, justamente por se assemelhar a um predador perigosamente próximo ao seu ninho. Um vídeo deste flagrante pode ser visto aqui.

Mariposa Rhudara em São Paulo

Oi Cesar,

Tudo bem ?

Outra mariposa fotografada em Santo Antônio do Pinhal (SP) o dia 25/8/2020.

A que família pertence esta mariposa? Agradeço qualquer informação sobre o ID
Daniel.
Esta mariposa, tão bem camuflada na madeira, é uma Rhudara sp. (Notodontidae: Heterocampinae), provavelmente R. dimidiata.

Pequeno Panapaná em São Paulo

Gostaria da ajuda para identificação da borboleta marrom. Procurei bastante alguma parecida com ela, nessas cores, mas não encontrei nada. Acredito que seja uma Papilioninae.
Elder Franklin de Altinópolis, São Paulo.
Os rabinhos te enganaram, Elder, Marpesia chiron é Nymphalidae: Cyrestinae: Cyrestini. A amarelinha deve ser Phoebis sennae (Pieridae: Coliadinae) e as miudinhas Leptotes cassius cassius (Lycaenidae: Polyommatinae: Polyommatini).

O fenômeno de agregação de borboletas é conhecido por panapaná ou panapanã, neste caso são machos, nutrindo-se de sais na terra.

Marimbondo Cavalo em São Paulo

Esta me parece uma Pompilidae, mas não tenho certeza. É de um azul metálico lindo. Foi registrado na área rural de Altinópolis, no interior de SP.
Elder Franklin.
A coloração é absurdamente linda. É com certeza fêmea de Pompilidae, parasitoide de aranhas, deve ser uma Pepsis sp. de coloração semelhante à de P. ruficornis.

Percevejo Predador Brontostoma no Piauí

Boa noite, seu Cesar, eis o que suponho serem percevejos...
Mariahelena Ferreira da Costa de Teresina, Piauí.
Este era o único percevejo no envio, Brontostoma discus (Reduviidae: Ectrichodiinae), predador que deve ser especializado em embuás e tatuzinhos.

Soldadinhos Notogonioides no Paraná

Boa tarde César, tudo bem? Achei umas ninfas e soldadinhos bem parecidos com esses, seriam do mesmo gênero?
Lucas Caillot Schroeder de Ponta Grossa, Paraná.
Estes aqui são Notogonioides erythropus (Membracidae: Smiliinae: Polyglyptini).

Besouro Tartaruga no Piauí

Boa noite, seu Cesar, eis o que suponho serem percevejos
Mariahelena Ferreira da Costa de Teresina, Piauí.
Este é besouro-tartaruga da tribo Cassidini (Chrysomelidae: Cassidinae), talvez uma Charidotis sp.

Henrique Andrades: Este é um Microctenochira quadrata eu acho. Múltiplos registros dele no RS no iNat.

Aranha Tecedeira no Mato Grosso do Sul

Olá Cesar! Vi essa mariposa lindíssima nas minhas plantas em Campo Grande - MS. Tentei pesquisar na internet e no iNaturalist e todas as identificações falaram que era uma borboleta. Não botei efeitos na foto, ela é bem preta mesmo. Achei linda mas agora estou na dúvida sobre o que é
Isabella Benedetti.
É uma fêmea de Araneidae, nunca vi com estes padrões, não estou certo quanto ao gênero, me parece uma Parawixia sp., mas não duvido que seja uma Eustala. São aranhas tecedeiras.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Gorgulhos de Bico Curto em Minas Gerais

Olá César! Fotografei esses pequenos besouros nos dias 18/03/2020 e 04/04/2020. Tinha vários e eles estavam se alimentando das folhas de um jovem pé de angico (Anadenanthera sp., Fabaceae-Mimosoideae). Será que dá pra identificar? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Eles são Curculionide: Entiminae e têm padrões bem distintos e bonitos, mas procurei muito e não consegui encontrar.

Lagarta em Brasília: Melipotis?

Opa César, encontrei essa e outras várias dentro de um tronco de uma Leucaena leucocephala, queria saber a qual mariposa ela pertence se for possível, desde já agradeço :)
Guilherme Augusto de Brasília, Distrito Federal.
Guilherme, a aparência dela, pra mim, é de Erebidae: Erebinae, mas é muito difícil afirmar isso, ela não é muito distinta morfologicamente e há muitos gêneros sem imagens disponíveis. Eu vou apenas conjecturar que ela pode ser Melipotis sp. (Melipotini), se parece com larvas do gênero e com outras aparentadas (1, 2) e, embora eu não tenha encontrado nada por esta planta, faz sentido pois elas gostam de Fabaceae.

Mariposa Epitausa no Amazonas

Olá, César.
Aparentemente é época das mariposas aqui no meu ap rsrs
Outra visitante noturna que gostaria de ajuda na identificação.
Parece uma folha.
Local: Manaus - AM
phenriqueph.
Esta é bem difícil, pela quase ausência de padrões alares. Meu palpite é Epitausa sp. (Erebidae: Eulepidotinae), semelhante a E. rubripuncta.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Percevejos Sephina em São Paulo

Primeiramente, parabéns pelo site. Adoro fotografar insetos e sempre foi um problema identifica-los, até encontrar esse lugar.

O registro foi feito no interior de SP, área rural próxima à Ribeirão Preto. Este grupinho estava próximo a um brejo dentro de uma mata fechada.

Obrigado pela ajuda.
Elder Franklin.
Me parecem ser Sephina sp. (Coreidae: Coreinae: Spartocerini). Embora o CTFB reconheça apenas duas espécies no Brasil, S, erythromelas e S. nigripes, eu não arrisco qual pode ser; o fato de S. erythromelas ter sido descrita com quatro outros nomes, sugere que ele deva variar muito em coloração.

Obrigado, Elder.