domingo, 28 de junho de 2020

Besouros Escarabeoideos do Ceará

Boa noite César,

Tirei essas fotos no início do ano, foram feitas em um sítio da minha família, em uma área rural mesmo, poderia ajudar a identificá-los? O Local foi Sítio Vencedor, na cidade Deputado Irapuan Pinheiro Ceará.
Herbert Arraes.
Ambos são Scarabaeidae no sentido amplo, o primeiro Melolonthidae na classificação que está sendo mais usada no Brasil, eu acho que vou alterar os marcadores, quando puder. Mas eu estou bem em dúvida onde classificá-lo dentro disso. Ele é pequeno, né? Estou achando que está mais pra algo em torno de Leucothyreus (Geniatini), mas estou achando estranho, principalmente essas tíbias medianas.

O outro está no grupo dos rola-bostas. Os dentes das tíbias por causa da textura do chão e os do clípeo com a forma da cabeça pelo ângulo, estão difíceis de analisar, mas desconheço outro com esses élitros rugosos, deve ser Deltochilum (Scarabaeinae: Canthonini); há espécies coprófagas e necrófagas.

Atualização: Concordo com o Herbert que o primeiro seja Dyscinetus (Dynastinae: Cyclocephalini). Me pareceu verde escuro, mas o bicho é preto (vide comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário