quarta-feira, 20 de maio de 2020

Lagartas Phoebis no Rio de Janeiro

Olá César! Seria possível me ajudar com outra identificação? (São Gonçalo / RJ)
Estou tentando criar algumas lagartas de uma mariposa que botou ovos em um vaso na minha casa e descobri que a planta que peguei para alimentar elas veio com ovos/lagartas de alguma outra mariposa ou borboleta. O grande problema é que cortaram essa única árvore que elas estavam se alimentando e todos os galhos que consegui salvar já estão praticamente secos. Pras lagartas que eu estava originalmente alimentando consegui encontrar outra planta que elas aceitam, mas para essas diferentes ainda não... poderia me ajudar a identificar de qual lagarta se trata para que eu possa tentar encontrar alguma outra planta que elas aceitem comer? Obrigada!
Edit: Durante a noite esta que estava maior nas fotos saiu do galho em que elas ficam e se pendurou na tela que uso pra cobrir o ambiente delas. É provável que ela tenha formado casulo ja? (Tentei incluir uma foto ao comentário, mas não consegui)
Jessica.
Eu estou um pouco confuso, mas ceio que as maiores são as que você já tinha, a menorzinha a que veio junto com a planta. A maior é uma borboleta, deve ser Phoebis sennae (Pieridae: Coliadinae). Mas a menorzinha é complicado por ser muito jovem, só que eu suspeito que seja a mesma espécie. Agora, se todas forem as que vieram com a planta está resolvido. Se ela se pendurou sim, deve estar empupando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário