quarta-feira, 6 de maio de 2020

Formigas Cabeçudas em São Paulo

Olá novamente. Estou tendo um problema com formigas na minha casa e preciso de ajuda. Algumas são claras, outras escuras, algumas grandes, outras pequenas (não sei se são operarias e soldados) mas elas cavaram a parede do meu quarto que é junta com o box do banheiro e ficam nos dois cômodos, as vezes como hoje, elas se espalham de forma aleatória por um metro de altura ou mais e enchem a parede. Seria o caso de chamar um dedetizador? Tem alguma outra forma de lidar com elas? Obrigada
Priscila de Guaratinguetá, São Paulo.
Priscila, elas são formigas-cabeçudas Pheidole sp. (Formicidae: Myrmicinae: Arttini), soldado é um termo que pode ser usado, mas é mais usado para cupins, no caso de formigas é mais comum se usar "operária maior".

Eu estou suspeitando que são duas espécies distintas, uma vez que o parasitismo social é conhecido entre essas formigas. Isto embora, se for o caso, parece haver operárias demais da espécie parasita, mas me parece um tanto estranho que elas pareçam agrupadas por cor.

Eu não costumo recomendar dedetizações, somente nos casos mais graves e preocupantes. Não costumo recomendar venenos também, mas no caso de formigas em residências eu não descarto que possa ser necessário. Não costumo também falar em extermínio, mas problemas com formigas em casa precisam ser resolvidos. Algo que você pode usar contra formigas é uma solução de água e detergente, se conseguir injetar no ninho, elas não aguentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário