domingo, 10 de maio de 2020

Cigarrinhas e Formigas em São Paulo

Olá, Gostaria de ajuda pra indentificar estes insetos que encontrei hoje no tronco de um "Pingo de ouro" (Duranta erecta) em Campinas-SP.
No dia anterior, notei no tronco deste arbusto algo parecido com ninhos ou casulos, e no dia seguinte vi esses insetos, com as formigas em volta.
É possível notar que as formigas estão comendo as asas deles, e aqueles que estão por cima ou nas bordas já estão sem as asas.
Andre Luiz Zanelatto.
Andre, você fez uma boa obervação, mas chegou a uma conclusão errada. Formigas são insetos holometábolos enquanto cigarrinhas são insetos hemimetábolos, ou seja, as formigas quando jovens são larvas, nada lembrando a aparência dos adultos, enquanto as cigarrinhas já nascem semelhantes aos adultos, uma boa forma de se conhcer as jovens é pela ausência de asas, ou por tê-las pouco desenvolvidas.

Estes dois organismos vivem em uma associação conhecida por mutualismo, onde ambos são beneficiados; a cigarrinhas segregam uma substância adocicada que agrada as formigas, estas lhes oferece proteção.

Esta parece ser a postagem das definições, então digo que está difícil reconhecer as formigas, deve ser uma espécie de Camponotus (Formicidae: Formicinae: Camponotini) como operárias monomórficas, ou seja, com todas praticamente do mesmo tamanho, a maioria das espécies neste gênero é dimórfica ou polimórfica (ou seja...). E as cigarrinhas devem ser Aetalion reticulatum (Aetalionidae: Aetalioninae: Aetalionini). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário