sexta-feira, 10 de abril de 2020

Aranha Teminius em São Paulo

Apareceu no quintal, Amparo SP
Rodinei Santos.
Rodinei, não está muito claro pra mim, mas me parece ser alguma Gnaphosidae, não representam perigo algum.

Rodinei: Boa noite César, um zoologista de um grupo do Facebook identificou ela como Teminius insularis (miturgiade) em um app chamado spider identifer ele identifica como a clubionidae, poderia me dizer as diferenças entre elas, obrigado !

Cesar: Pode ser Teminius mesmo, mas elas costumam ter coloração mais característica. Eu já troquei esta por Gnaphosidae outra vez. Elas pertencem a um mesmo grupo de aranhas, como você pode ver no World Spider Catalogue, muitos gêneros que eram considerados Clubionidae migraram para Gnaphosidae e Miturgidae. O mesmo acontece se checar as outras famílias. Isso quer dizer que a mesma espécie pode pertencer a famílias diferentes, dependendo de pra quem você pergunta. Geralmente, essas mudanças passam a ser consenso, mas há muitos casos em que não é. Segundo chave europeia, não tenho nacional, as diferenças são:

Clubionidae: Fiandeiras posteriores com dois segmentos, mas segmento distal curto e arredondado; pernas curtas e robustas; perna II mais longa que a perna I; fila ocular posterior distintamente mais longa que a fila anterior; prosoma dorsalmente com um sulco mediano; olhos e fieiras como na fig.

Miturgidae: Fiandeiras posteriores claramente com dois segmentos, segmento distalmente cônico; pernas longas, perna I consideravelmente mais longa que a perna II; fileira ocular posterior não maior que a fileira anterior; prosoma (cefalotórax) sem sulco dorsal.

Muitas destas características, só vendo o bicho em mãos com lupa ou vendo imagens muito nítidas e ampliadas.

No caso, ao comparar diferenças entre T. insularis com Clubionidae, estamos comparando uma espécie com uma família inteira, se as marcas no corpo estiverem bem visíveis, fica difícil confundí-la com outra: (1, 2). 
Clubionidae também, pelo menos até 2011, só se conhecia esta em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário