segunda-feira, 20 de abril de 2020

"Mosca-dos-dedos" em Minas Gerais

Olá Cesar. Fotografei essa mosca em Florestal (MG) em 2013. Região com muitas fazendas e florestas secundárias de Mata Atlântica. A primeira coisa que que chamou atenção foi como ela voava - movimentos bem rápidos intercalados com paradas. A segunda, foi sua obsessão por dedos. A terceira foi o seu belo padrão de cores. Ao vasculhar o seu site, acho que é uma mosca das flores. Se for, sua alimentação seria néctar? Se sim, então sua presença é bem benéfica para as florestas e as atividades agrícolas.
Alexandro Giovani.
Alexandro, para as florestas, espécies nativas são sempre benéficas, seja polinizando as plantas, ou as consumindo. Já as atividades agícolas são atividades humanas, deste ponto de vista, Toxomerus spp. (Syrphidae: Syrphinae: Toxomerini) são benéficas tanto na fase adulta, quando se alimentam de pólen e néctar, mas também das larvas que são predadoras, havendo caso raro de larvas que também são especializadas em consumir pólen.

Sobre gostarem de dedos, temos em Kautz & Gardiner (2016): "Algumas moscas-das-flores são atraídas pelo sal no suor humano e pousam na pele exposta. Mas lembre-se, elas são inofensivas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário