quarta-feira, 15 de abril de 2020

Coloração das larvas de hospedeiro e predador: Coincidência?

Achei outro hj. Solitário.

Eu tinha coletado a lagarta há alguns dias, mas acredito q não estava parasitada. Ou será q estava e eu não vi? As Vespas colocam os ovos na lagarta ou as ninfas esperam pelo hospedeiro em lugares estratégicos tal qual fazem os carrapatos?
(...)
Acabei de ler, naquele artigo q vc postou q os ovos são colocados na epiderme da lagarta. Havia mais lagartas q coletei próximas a essa última, na mesma planta (quebra-pedra). Vou dar uma olhada nelas mais tarde. Uma, em especial, espero q não esteja parasitada, ela é geometridae também, mas é diferente das outras q, eu acho, são lagartas de Melanchroia.
TaMi de Itaguara, Minas Gerais.
Vejo algo bem interessante comparando esses dois registros, você reparou nisso? Não deve ser por coincidência que todas as larvas de Euplectrus sp. (Eulophidae: Eulophinae) que parasitavam a lagarta verde eram verdes e esta que se alimenta da lagarta amarela e preta é amarela com uma manchinha mais escura.

Sim, a lagarta deve ser Melanchroia chephise (Geometridae: Ennominae).

Atualizações: TaMi: Hoje já mudou. Estão sem as manchas escuras e ficaram alaranjadas. Vc não faz ideia do quanto a lagarta q tem um parasita só é pequena. Acho q seria como ter um carrapato do tamanho de um gato numa pessoa rs
Nova alteração. Acho q estão querendo empupar. A q está sozinha, aparentemente já empupou e a lagarta morreu. A outra lagarta ainda está viva.
A pupa caiu da lagarta (acho q pq, depois q morreu, o corpo "murchou" e ficou ainda menor e não suportou o peso da pupa). Deu p tentar fazer uma foto da visão ventral:
Atualizando c fotos da pupa pouco antes de emergir e adultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário