segunda-feira, 30 de março de 2020

Aranhas de Telhado no Sudeste

Olá, estamos hospedados na região praiana de Serra - Espírito Santo, cidade vizinha a Vitoria. E encontramos essa aranha preta com uma forma triangular laranja desenhada no corpo, muito bonita, que construiu sua teia embaixo de uma janela virada para o jardim. Não estamos tão perto da praia, mas à uns 200m para dentro com muitas casas no entorno também com seus jardins. Estamos muito curiosos para identificar a espécie, mas não conseguimos encontrar na web. Nos lembrou a viúva negra, mas a forma desenhada no corpo é diferente. Obrigada pela ajuda!! ;)
Patí Vieira.

Devo me preocupar com essa aqui? Está na janela do banheiro, a "casca" achei no chão do box... alguém me ajuda a identificar por favor? Em Diamantina,
MG. É a primeira vez que vejo uma dessas por aqui, é peçonhenta?
Deborah Torres.
Patí, uma aranha viúva é uma anãzinha comparada com uma dessas bem crescidas (1, 2). Esta é uma fêmea de aranha-gigante ou aranha-de-telhado Nephilengys cruentata (Araneidae: Nephilinae), espécie originária do continente africano.

Deborah, sobre ser peçonhenta, eu peço que leia esta postagem. Sobre ter que se preocupar, pode se preocupar com a sujeira que faz e com as chances dela se multiplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário