terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Possível Rainhas Crematogaster em Pernambuco

César, bom dia!

Eu achei essas formigas em Escada/PE e queria por favor uma segunda opinião sobre a espécie delas pra ter mais certeza.
(...)

E tem mais um detalhe: como elas são rainhas, e eu estava há um tempo tentando encontrar alguma pra investir num hobby interessante pra mim q é o antkeeping, capturei algumas para iniciar uma colônia. Para minha surpresa, 2 dias depois eu consegui os primeiros ovos!

Minha dúvida é a seguinte: como elas estavam tão juntas naturalmente, eu coloquei 3 no potinho que simula a "câmara" inicial do formigueiro, msm sabendo q elas podem se matar quando nascerem as operárias. Você acha que essa espécie em específico atura mais de uma rainha? Até pq agora elas tão juntinhas colocando os ovos, e não tem mais como separar.

[Imagem dos ovos, embora meio desfocada]
José Neto.
Muito, muito difícil. Meu palpite aqui é Crematogaster sp. (Formicidae: Myrmicinae: Crematogastrini). Se correto, as informações em Baccaro et al. (2015) são que as colônias costumam ser monogínicos (uma rainha) e arborícolas, polidômicos em algumas espécies (ninhos com diferentes núcleos interconectados), podem ser mistos (rainhas de diferentes espécies juntas) e parabióticas, relacionadas até mesmo com outros gêneros de formigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário