sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Lagarta Opsiphanes em São Paulo

Olá, Cesar.
Em linhas gerais, é possível diferenciar borboletas de mariposas pelo hábito diurno e posição das asas. Existem diferenças também na fase larval? Ou seja, é possível saber se esta lagarta é de mariposa ou de borboleta só pela aparência? Daria para arriscar o nome popular da futura borboleta/mariposa?
Ricardo Perez Pombal de Campinas, São Paulo.
Borboletas não são um grupo à parte em relação às mariposas, mas um grupo interno. O número de exceções em relação a esta questão das asas e hábitos é muito grande. As antenas clavadas, dilatadas no ápice é uma característica que me parece mais confiável para se reconhecer uma borboleta, mas há ainda algumas mariposas com esta característica.

Se há uma característica que separa as larvas de Papilionoidea das demais, deve haver, mas eu desconheço e devem ser caracteres muito sutis. O que a gente faz normalmente é reconhecer características de determinados grupos; estas "duas caudas" e chifres na cabeça é comum entre algumas Satyrinae (Nymphalidae), grupo de borboletas. Me parece Opsiphanes sp. (Brassolini) perto de empupar, mas às vezes elas nos pregam peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário