terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Fêmeas de "Diabo do Córrego" em São Paulo

Olá! Moro em Piquete-SP e encontrei um inseto desses dentro do meu quarto hoje à noite. Não sei se é macho ou fêmea, mas parecia ser dócil. Li que as larvas dessa espécie ficam perto de ambientes aquáticos, e como moro ao lado de um rio, deve ter sido por isso que o encontrei dentro de casa.
De qualquer forma, consegui identificá-lo pela internet e o joguei perto do rio novamente.
(...)
Interessante. Não conhecia estes insetos até procurar na internet, e pelo visto, são bem comuns na região do sul de Minas e do Vale do Paraíba.
Joel Gonçalves.
Boa tarde, fotografei um desse. Ele entrou na minha casa depois que fiz a foto velei ele para fora longe da luz, para não acabar voltando.
Já tinha ouvido falar sobre ele mas nunca tinha visto, conheço como diabo do córrego.

Limeira/SP
21/02/2020
Gabriel Büll.
Gosto muito de registrar estes avistamentos quase simultâneos em regiões distintas, ainda que próximas. Ambas são fêmeas de Corydalus sp. (Megaloptera: Corydalidae: Corydalinae), cujas mandíbulas, tã ocurtas em relação à dos machos, é eficiente para dar belas picadas. As larvas são predadoras aquáticas, mas são capazes de respirar fora dela, pois respiram tanto por brânquias como pelos espiráculos.

Já tivemos nomes como formiga-leão (também usado para outro grupo de insetos), rei-dos-insetos, inseto-rei, asudo, diabo-do-córrego é novo por aqui e deve se referir principalmente às larvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário