segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Ciclo de Borboleta Brancão em São Paulo

Cesar,
esta lagarta/borboleta estava no jardim de uma amiga aqui em Campinas-SP. Elas colocavam seus ovos numa planta chamada capuchinha. Na hora de procurar por um lugar onde se fixarem para a metamorfose procuravam outras plantas ou até mesmo o muro da residência.
Qual o nome popular desta borboleta?
Ela se alimenta exclusivamente de capuchinha?
É comum as lagartas procurarem sair das plantas em que se alimentam para fazer a metamorfose?
E uma última pergunta. Notei que existia uma casca. Uma pele morta na base da crisálida. As lagartas trocam de pele antes da formação da crisálida?
Abraços de sabiá, Ricardo.

Obs.: A Cláudia cultiva a capuchinha para que as borboletas povoem seu jardim!
Ricardo Perez Pombal.
Ascia monuste (Pieridae: Pierinae: Pierini) é conhecida por borboleta-brancão, lagarta ou curucurê-da-couve, pelos nomes comuns já vemos que ela se alimenta de outras plantas e elas são muitas. É muito comum lagartas deixarem suas plantas hospedeiras para empuparem, algumas precisam, pois empupam na terra, outras devem ter seus critérios, mas certamente procuram lugares onde se sentem mais seguras, ao abrigo de predadores, parasitoides, vento, chuva, no caso do muro, talvez por ser um lugar mais firme.

Quanto à última pergunta, talvez criadores possam relatar suas experiências. O que me consta é que é normal entre insetos de uma mesma espécie, indivíduos variarem no número de ínstares larvais ou ninfais até a idade adulta e suspeito que sua resposta é "às vezes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário