sábado, 7 de setembro de 2019

Colêmbolos Metálicos em Alagoas

Boa noite. Desde a semana passada alguns bichinhos vem aparecendo no interior da minha casa. Inicialmente pensei que fossem pulgas devido ao meu cachorro. Contudo ao observá-los bem, notei que terem uma morfologia diferente das pulgas, e ao pesquisar achei que eles se assemelham aos Colembolos.
Eles são minúsculos achatados de uma coloração escura, contudo quando expostos a luz apresentam uma cor meia esverdeada. Ficam próximos as portas, janelas e recantos da casa, como também na pia da cozinha. Eles pulam, mas acredito que sejam uma defesa, pois só o fazem para fugir, também se locomovem rápido.
(...)
Boa Tarde, no outro dia não consegui enviar as fotos, mas estou as enviando hoje. Entretanto são imagens tirada pelo celular, então não sei se conseguira identifica-los.
Nesses últimos dias o clima aqui da região mudou. Está mais ensolarado, então a quantidade deles no interior da casa diminuiu. Eles estão reclusos a lugares mais úmidos como banheiro, embaixo dos moveis e tapetes.
Estou muito curiosa sobre eles, então vou ver se consigo tirar fotos com uma câmera para melhor identifica-los.
Rayany Edy de Ouro Branco, Alagoas.
Rayany, será excelente se conseguir imagens mais nítidas deles, mas já dá pra dar certeza de que são Collembola: Entomobryomorpha, espécie interessante, pois parece ter coloração verde metálica; podem haver mais com esta característica, mas só encontrei em Lepidocyrtus (Entomobryidae: Lepidocyrtinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário