sábado, 31 de agosto de 2019

Mãe-de-Sol em Pernambuco

Bom dia Cesar. Encontrei este besouro grande (5~7cm) na rua. Apanhei ele com a mão, muito manso. Se o deixasse na rua seria facilmente esmagado pelas pessoas. Queria saber qual a sua identificação e informações gerais sobre esse animal, como poderia alimentá-lo e o melhor ambiente que poderia devolvê-lo a natureza numa cidade (recife-PE)
Victor Lima.
Victor, sua atitude de salvá-la é muito bacana, realmente muita gente não perde a chance de matar uma criatura inocente. Mas quanto às pessoas a esmagarem facilmente eu tenho minhas dúvidas, pois buprestídeos são besouros muito, muito duros (embora já esteja com o pronoto danificado). Estes besouros são chamados de besouro-joia, pela sua diversidade de cores e pelo brilho metálico. São chamados também de manhoso ou cai-cai, por que ao serem manuseados, se fazem de mortos e facilmente caem da mão. Este, especificamente, é uma fêmea de Euchroma gigantea (= E . giganteus; Buprestidae: Chrysochroinae), que recebe ainda o nome de mãe-de-sol.

Pelo tempo entre o pedido e a resposta eu não sei se ainda estou ajudando nisso, mas as larvas se alimentam das raízes e dos troncos das árvores, Fonseca (2010) diz que adultos foram alimentados com galhos, raízes e folhas de mungubeira, para mais sobre eles, recomendo este e Vichiato et al. (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário