quarta-feira, 3 de julho de 2019

Viúva-Grande em Portugal

Olá! encontrei um exemplar destes na minha dispensa, com uma teia desorganizada mas muito resistente e pegajosa a cerca de 1,5m do chão. A aranha deve medir uns 2cm e é toda preta com umas manchas brancas no abdomen, tem também o desenho de uma especie de arco na parte anterior (junto à zona da cabeça) Queria saber se se trata de uma falsa viúva (steatoda grossa ou outra). Ainda hoje vi também uma mais pequena na teia, aparentemente macho (?) (tamanho mais pequeno) e mexia-se pouco. Não são lucífugos mas reagem rapidamente quando a teia é tocada, fugindo para um local mais escondido. O macho tentou escapar da teia, já a femea teve um primeiro comportamento de se esconder mas rapidamente foi atrás do macho quando se apercebeu que ele se estava a afastar. Vivo no Norte de Portugal, a temperatura tem estado amena. Obrigada!
Andreia Silva.
Sua identificação me parece correta, Andreia, uma fêmea de falsa-viúva Steatoda grossa (Theridiidae) que, de acordo com Naturdata, os nomes comuns em Portugal são viúva-grande, viúva-dos-quintais e aranha-das-caves. Diz ainda:
O veneno desta espécie, como o das restantes espécies do género, encontra-se descrito como provocando uma picada muito dolorosa mas sem verdadeiro perigo para os seres humanos. Apesar disto, esta é uma espécie muito tímida que se esconde à mais pequena perturbação e não existe nenhum caso documentado de picada desta espécie em Portugal.
Quando ameaçada e fora da teia, a primeira reacção é a fuga e, em caso de impossibilitada, recorre à catalepsia fingindo-se de morta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário