terça-feira, 2 de julho de 2019

Picada de Barbeiro em Pernambuco

Fui em um acampamento em uma mata fechada com meus amigos ontem na região da mata em Pernambuco. Meu amigo quando foi dormir sentiu uma picada desse besouro em sua perna. Resolvemos pegar um frasco e colocar ele vivo mesmo, para depois ser analisado. Hoje ele acordou com febre alta e muito mal estar, no local da picada está vermelho, estamos com medo de ser barbeiro, o que pode ser?Carlos Sardinha.
Rafael Leafar: Parece que realmente é um barbeiro. O certo é realmente capturar ele vivo como você fez e leva-lo a um órgão de saúde.Quanto ao seu amigo ele já foi ao médico? O que ele tem agora não é Chagas, que é uma doença que manifesta de forma lenta, porém é sempre recomendado auxílio médico.
Ps. Sou apenas um leitor do site.
Para referência: No caso de picadas de inseto é recomendado lavar o local com água e sabão e não coçar para evitar infecções, porém mesmo assim elas ainda podem vir a infeccionar. Isso é bem comum na verdade e pode ter sido esse o caso, mas só um profissional pode diagnosticar e sobretudo tratar isso de forma adequada.

Cesar: Carlos, eu espero que o bicho tenha mesmo sido coletado vivo e enviado para análise, mas me parece bem estranho que esteja vivo na imagem, pois suas pernas não tocam a superfície. Este é um barbeiro, e me parece Triatoma infestans (Reduviidae: Triatominae). De acordo com o Guia de Triatomíneos da Bahia:
Biologia: espécie quase exclusivamente domiciliar, populações silvestres arborícolas e rupestres têm sido encontradas na Bolívia. 
Importância vetorial: alta. Considerado o principal vetor do T. cruzi ao homem no Brasil. Na década de 1980, ocorria em domicílios em mais de 700 municípios dos 12 estados mais populosos do país. Foi o principal alvo nas campanhas de controle vetorial e, em 2006, a Comissão Intergovernamental da Iniciativa do Cone Sul, da OMS, certificou formalmente que o Brasil estava livre da transmissão vetorial da DC por T. infestans. Porém, focos residuais dessa espécie ainda ocorrem na Bahia e sua eliminação é um dos principais desafios dos serviços de vigilância e controle no estado.
Imagens da picada podem ser muito úteis, pois é grande o número de pessoas que procuram tais imagens, e que enviam fotos de picadas para saber se podem ser de barbeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário