quinta-feira, 11 de julho de 2019

Mariposas do Tocantins

Tentei procurar por essas mariposas no "Identifique você mesmo" mas sempre fico perdido.
Essa aqui apareceu do nada dentro do meu quarto e quase não parava quieta. Tinha por volta de um dedão de tamanho :P
Já a segunda eu vi parada na parede da cozinha, só se moveu depois de eu chegar muito perto e acabou parando na minha perna. Não sei se é por causa das asas abertas mas acho que essa mariposa era um pouco maior que a primeira.
Ankh de Miracema, Tocantins.
Mariposas são mesmo muito difíceis, é um grupo muito amplo e que não revelam muito os caracteres determinantes por foto, alguns grupos internos são mais fáceis e mais comuns, mas a grande maioria são bem difíceis. A primeira me parece ser Erebidae e as subfamílias que produzem mariposas com os palpos tão desenvolvidos são, principalmente, Herminiinae e Hypeninae, fiz uma pesquisa exaustiva nestas duas subfamílias e não encontrei nenhuma que combine. Piraloideos também apresentam espécies assim, mas não creio que seja o caso, deve ser outro grupo de Erebidae.

A segunda é bem difícil por não ter nem morfologia e nem padrões distintos, ainda não descarto que possa também ser um erebídeo, mas minha maior suspeita é Geometridae. Estou marcando a postagem como não identificadas.

Atualização Jun./2.020 - Jefferson Coelho: A primeira parece ser do gênero Goniapteryx (Erebidae: Hypocalinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário