quinta-feira, 4 de julho de 2019

Ciclo de Borboleta em Brasília: Methona singularis?

Olá Cesar! Como vai?
Eu encontrei esta mesma lagarta em uma amoreira, em Brasília-DF, mais especificamente na UnB, campus Darcy Ribeiro. Eu criei a lagarta para um projeto de entomologia, ela foi coletada dia 20 de abril de 2019, se transformou em crisálida no dia 21 de abril e no dia 1 de maio pela manhã já havia se transformado em imago. Eu pesquisei bastante para identificar, também acredito que ela seja do gênero Methona, mas achei difícil afirmar qual é a espécie, pois dentre as espécies deste gênero, a que achei que o adulto mais se parece é com a Methona themisto, entretanto a lagarta é diferente dos registros que encontrei desta espécie. Dê uma olhada neste link do site que consultei as fotos do indivíduo adulto.

Por fim, eu não tenho fotos de todos os ângulos e nem com boa resolução, mas tenho vídeo, se tiver interesse posso te enviar.

Atenciosamente,
Laura Rodrigues de Andrade.
Em março nós tivemos um ciclo de Methona (Nymphalidae: Danainae: Ithomiini) do Víctor, que deu o palpite de M. singularis, o que me pareceu correto, comparando os exemplares de Butterflies Of America, eu encontrei uma diferença na mancha clara da margem costal da face ventral das asas do segundo par.

Aqui, a larva parece combinar melhor em aspecto com a da Rosemarie, que tivemos a mesma identificação do Pedro Álvaro. O imago já possui esta mesma mancha, aparentemente, dividida por uma linha diagonal preta e a distribuição de Beccaloni (1995) não parece condizente, mas como a da Rose é justamente do Distrito Federal, e o Pedro devia estar ciente disso, eu acho que M. singularis seja o melhor palpite pra ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário