sexta-feira, 28 de junho de 2019

Mariposas-Vespa do Rio de Janeiro

Olá boa noite, apareceu um bicho muito estranho (primeira e segunda foto) aqui em casa e ele não sai da janela de jeito nenhum, gostaria de saber qual é, se ele é venenoso e pica. Muito obrigado desde já. Estado: Rio de janeiro Cidade: rio de janeiro

ele pode ser parente do bicho da terceira foto ?
Marceloo.T.
Marcelo, não temos vista dorsal de nenhuma, é complicado falar em espécies, mas eu sugiro que seja a que estamos entre Cosmosoma telephus e Poecilosoma chrysis. A primeira, venho trazer mais uma divergência, se não for ela, vale tocar no assunto: Parece ser a que sempre identifiquei como Cosmosoma regia, primeiro por Karl em What's That Bug?, mas ele deu boas fontes boas para basear esta identificação (1, 2). Mas tenho visto esta espécie ser chamada de Poecilosoma eone, não sei se são sinônimos, também há fontes tradicionais. Em ambas temos a dúvida entre os mesmos gêneros, ambos os gêneros são bem aparentados em Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina.

Nenhuma mariposa brasileira pica, elas têm uma aparência "vespoide", o que pode induzir a se pensar isso. Cosmosoma, como diz o primeiro link nesta postagem, podem ser consideradas venenosas, o que significa que o bicho que tentar comê-la pode se arrepender disso, nada mais.

Atualização Jul./2.019: São duas espécies realmente muito semelhantes, a primeira aparenta ser Poecilosoma eone, é fácil ver diferenças em BoldSystems (1, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário