terça-feira, 4 de junho de 2019

Aranha-Formiga em São Paulo: Myrmecotypus sp.?

Boa noite César, eu estava trabalhando em um prédio na região de presidente Prudente e notei que havia um inseto estranho na janela meio formiga meio aranha seria possível saber do que se trata ?desde ja um grande abraco
Rafael Peres.
Olá de novo, Rafael. Com quatro pares de pernas e o corpo dividido em dois segmentos, não é um inseto, mas uma aranha mesmo, tivemos recentemente um caso de aranhas que mimetizam formigas, este é mais um, neste caso, claramente uma formiga-carpinteira. Eu gostaria muito de poder ver mais dela, apesar do ângulo, não se vê bem os olhos, e seria bom ver o abdome por outro ângulo pra ter melhor noção de sua forma; pra mim, parece Myrmecotypus sp. (Corinnidae) e, que me conste, não ha registros delas no Brasil, se for mesmo, a espécie mais esperada por aqui seria Myrmecotypus iguazu, ou quem sabe espécie nova.

Rafael: Essa seria outra foto dela:
Atualização - dr. Antonio D. Brescovit: pode ser sim Myrmecotypus (Corinnidae) e tem no Brasil, mas nada trabalhado. Tenho outras fotos desta de interior de São Paulo. Tem material coletado de várias áreas. O que falta é revisar estes grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário