quarta-feira, 17 de abril de 2019

Relato de Picada de Mosquitos dos Fungos em Minas Gerais

Moro em Belo Horizonte, no 10º andar de um edifício no bairro da Serra (próximo a Serra do Curral). Nunca havia aparecido pernilongos aqui. Há 3 dias, toda noite tem aparecido muitos desses insetos parecendo pernilongos. Eles aparecem sempre a noite, atraídos pela luz, são pretos, lentos, andam nas paredes e teto mais que voam e eventualmente picam. Quando aperto esse inseto na parede branca, ela fica com uma mancha amarelada. Que inseto é esse? Obrigada.
Angela Furtado.
Recentemente eu publiquei um relato muito semelhante ao seu, porém do Rio Grande do Sul. Tudo o que posso dizer é que parecem Sciaridae, talvez uma espécie distinta daquela da Débora mas, até onde se conhece, nenhum inseto da família pica. Conforme o texto de Ambius.com:
São os mosquitos adultos que são o maior incômodo devido ao seu hábito de voar de forma errática em torno da cabeça das pessoas. Eles não sossegam e, quando espantados, voltam quase que imediatamente. Mosquitos-dos-fungos são frequentemente confundidos com outros mosquitos e falsamente acusados por pessoas nas proximidades de causarem picadas. Na verdade, suas peças bucais não são capazes de penetrar a pele humana.
Angela: Obrigada Cesar, pela informação. Depois que li sua resposta, confirmei com outras pessoas que realmente você tem razão, o inseto acima não pica. Acredito que o incômodo que eles me causaram ao voar de volta mesmo quando espantados me fez pensar que eles picam. Só não entendo como eles surgiram aqui no 10º andar. Foram duas noites seguidas, e assim como surgiram, depois desapareceram e não voltaram mais. Moro aqui há mais de 20 anos e nunca apareceram antes. Agradeço sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário